Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da tradição O Peso da Transmissão Transgeracional na Formação da Identidade Chinesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
25921_valéria leong_dissertação.pdf733.88 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao nível transgeracional, o indivíduo constrói a sua identidade e mecanismos psíquicos adjacentes, tendo por base o que lhe é transmitido, (in)conscientemente, de uma geração para a outra. Por isso, é que a dinâmica e a relação intersubjetiva entre pais e filhos são de extrema relevância, sempre considerando o contexto transcultural. Assim, o objetivo desde estudo é compreender os processos da construção identitária de mulheres chinesas da mesma família: Mei (71 anos), Beatriz (42 anos) e Gabriela (14 anos), explorando o impacto destes processos na transmissão transgeracional. Para tal, as três participantes foram entrevistas, utilizando o método FANI (Free Association Narrative Interview) de Hollway W. e Jefferson T. (2000) que permite aceder à subjetividade das entrevistadas, adotando uma postura aberta, libertando-nos de possíveis antecipações e sustentando uma conduta etnopsicanalítica. Após a análise das entrevistas, emergiram três grandes temas, a Identidade: observando-se uma mudança de Beatriz para Gabriela, na identificação com a identidade chinesa; o Feminino e o Masculino: onde a transmissão de conteúdos e significados de mãe para filha, fortalece o sentimento de continuidade e linhagem geracional, fundamentalmente através do que é atribuído à função materna e ao feminino; e finalmente: o Sentimento de Pertença, que se manifestou de forma distinta nas três – Para Mei, através das Questões Filiativas, para Beatriz, através do Destaque, e em Gabriela, pela Descoberta do Lugar de Pertença. Foi possível observar que, a transmissão transgeracional assegura saberes, crenças e valores, providenciando uma continuidade cultural e grupal, por exemplo, a partir da tradição (Correa, 2003).
ABSTRACT: At the transgenerational level, the individual constructs their identity and related psychic mechanisms, based on what is (un)consciously transmitted from one generation to another. Therefore, the dynamics and intersubjective relationship between parents and children are of utmost importance, always considering the transcultural context. Thus, the objective of this study is to understand the processes of identity construction in women from the same Chinese family: Mei (71 years), Beatriz (42 years), and Gabriela (14 years), exploring the impact of these processes on transgenerational transmission. For this purpose, the three participants were interviewed using the FANI method (Free Association Narrative Interview) by Hollway W. and Jefferson T. (2000), which allows access to the subjectivity of the interviewees, adopting an open stance, freeing us from possible anticipations, and maintaining an ethnopyschoanalytic approach. After analyzing the interviews, three main themes emerged: Identity, where a shift from Beatriz to Gabriela in the identification with the Chinese identity was observed; The Feminine and the Masculine, where the transmission of content and meanings from mother to daughter reinforces the sense of generational continuity and lineage, mainly through what is attributed to the maternal function and femininity; and finally, the Sense of Belonging, which manifested differently in the three – For Mei, through Affiliation Issues, for Beatriz, through Highlight, and in Gabriela, through the Discovery of the Place of Belonging. It was possible to observe that transgenerational transmission ensures knowledge, beliefs, and values, providing cultural and group continuity, for example, based on tradition (Correa, 2003).

Description

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria Emília Marques, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Etnia Chinesa Transmissão Transgeracional Sentimento de Pertença Etnopsicanálise Identidade Chinese Ethnicity Transgenerational Transmission Sense of Belonging Ethnopsychoanalysis Identity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue