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Narrativa sistémica entre os Jovens com comportamentos autolesivos e os seus professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gouveia
dc.contributor.authorMendes, Sandra Isabel de Oliveira
dc.date.accessioned2023-02-06T12:02:24Z
dc.date.available2023-02-06T12:02:24Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractOs comportamentos autolesivos têm vindo a aumentar entre os adolescentes portugueses, pelo que será fundamental entender o impacto que os contextos, com os quais interagem, têm para o seu sentir, em especial a dimensão escolar. Através da metodologia qualitativa, o presente estudo aborda alunos e professores, com o objetivo de explorar sentires, o domínio acerca do tema, a perceção de risco, identificar fatores influenciadores, como se dá o pedido de ajuda, bem como identificar o que poderá estar a faltar para o decréscimo destas problemáticas. Através de entrevistas semi-diretivas, foram entrevistados 8 alunos de uma escola profissional, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade e 8 professores desses mesmos alunos. Os resultados reforçam que as dimensões familiar, escolar e social impactam, de facto, o sentir destes jovens, sendo a falta de compreensão, de empatia, de disponibilidade e de atenção fenómenos que se constituem como barreiras na aproximação. No respeitante aos professores, aflora o constrangimento, a falta de qualificações e de tempo para lidarem, de forma qualitativa, com o sentir destes jovens.pt_PT
dc.description.abstractSelf-harm behaviors has been increasing among young portuguese teenagers, so it is essential to understand the impact that the contexts with which they interact, have in their inner state, in particular the school dimension. Through qualitative methodology, the present study approaches students and teachers, exploring their feelings, their mastery over the theme, the perception of risk, identifying the influencing factors, how the request for help is given, and ask how to reduce these problems. Through semi-directive interviews, 8 students from a professional school were interviewed, aged between 15 and 18 years old, and 8 teachers of these same students. The results reinforce that the family, school and social dimensions, in fact, impact the internal feelings of these young people, and the lack of understanding, empathy, availability and attention are phenomena that constitute barriers to approaching them. Regarding the teachers, emerged embarrassment, the lack of qualifications and of time to deal, qualitatively, with the feelings and behaviors of these young peoplept_PT
dc.identifier.tid203179633pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8974
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectComportamentos autolesivospt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectSelf-harm behaviorspt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.titleNarrativa sistémica entre os Jovens com comportamentos autolesivos e os seus professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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