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- Eu sou um outro: a alteridade como paradigma da identidadePublication . Abreu, João Trigueiros Sampaio Farto e; Gonzalez, António José César de AlmeidaMuitos foram até hoje os autores que dentro e fora da área da psicologia se debruçaram sobre o tema da identidade. No presente trabalho pretende-se chamar a atenção para o carácter eminentemente relacional deste termo que nos é tão caro a todos. Nunca como hoje se viveram e observaram tantas possibilidades de ser e estar no mundo, o que aparentemente poderia contribuir para uma mais fácil assunção daquilo que o sujeito sente que é. Contudo, não é isso que se verifica. As dificuldades sentidas pelas pessoas, mais ou menos conscientes, perante um contexto cada vez mais desumanizado, fazem com que a vida em comunidade se desintegre lentamente perdendo-se assim uma qualidade fundamental do que é ser-se humano. Somos divíduos, e não indivíduos como costuma postular-se. O desejo, palavra-chave no discurso da psicanálise, será alvo de análise como aquilo que está no cerne no sujeito, não definindo, porém, a sua identidade. A necessidade de integração do estrangeiro revela-se cada vez mais como um movimento essencial para que nos possamos mover neste contexto assoberbado de estímulos e reivindicações, que parecem concorrer mais para o afastamento do que para a individualização dos sujeitos. Não pode haver forma de olhar e tentar perceber o sujeito que não contemple o contexto no qual ele se insere.
- Eu sou um outro: a alteridade como paradigma da identidadePublication . Abreu, João Trigueiros Sampaio Farto e; Gonzalez, António José César de AlmeidaMuitos foram até hoje os autores que dentro e fora da área da psicologia se debruçaram sobre o tema da identidade. No presente trabalho pretende se chamar a atenção para o carácter eminentemente relacional deste termo que nos é tão caro a todos. Nunca como hoje se viveram e observaram tantas possibilidades de ser e estar no mundo, o que aparentemente poderia contribuir para uma mais fácil assunção daquilo que o sujeito sente que é. Contudo, não é isso que se verifica. As dificuldades sentidas pelas pessoas, mais ou menos conscientes , perante um contexto cada vez mais desumanizado, fazem com que a vida em comunidade se desintegre lentamente perdendo se assim uma qualidade fundamental do que é ser se humano. Somos divíduos, e não indivíduos como costuma postul ar se. O desejo, palavra chave no discurso da psicanálise, será alvo de análise como aquilo que es tá no cerne no sujeito, não defi nindo porém a sua identidade. A necessidade de integração do estrangeiro revela se cada vez mais como um movimento essencial para que nos possamos mover neste contexto assoberbado de estímulos e reivindicações, que parecem concorrer mais para o afastamento do que para a individualização dos sujeitos. Não pode haver forma de olhar e tentar perceber o sujeito que não contemple o contexto no qual ele se insere.
- Narrativa sistémica entre os Jovens com comportamentos autolesivos e os seus professoresPublication . Mendes, Sandra Isabel de Oliveira; Pereira, Maria GouveiaOs comportamentos autolesivos têm vindo a aumentar entre os adolescentes portugueses, pelo que será fundamental entender o impacto que os contextos, com os quais interagem, têm para o seu sentir, em especial a dimensão escolar. Através da metodologia qualitativa, o presente estudo aborda alunos e professores, com o objetivo de explorar sentires, o domínio acerca do tema, a perceção de risco, identificar fatores influenciadores, como se dá o pedido de ajuda, bem como identificar o que poderá estar a faltar para o decréscimo destas problemáticas. Através de entrevistas semi-diretivas, foram entrevistados 8 alunos de uma escola profissional, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade e 8 professores desses mesmos alunos. Os resultados reforçam que as dimensões familiar, escolar e social impactam, de facto, o sentir destes jovens, sendo a falta de compreensão, de empatia, de disponibilidade e de atenção fenómenos que se constituem como barreiras na aproximação. No respeitante aos professores, aflora o constrangimento, a falta de qualificações e de tempo para lidarem, de forma qualitativa, com o sentir destes jovens.
- Ingestion of microplastics by wild and aquaculture commercially important speciesPublication . Feiteira, Sara Filipa Cláudio; Robalo, JoanaA ocorrência de microplásticos já foi documentada em várias espécies marinhas, tanto selvagens quanto de aquacultura. Este estudo tem como objetivo analisar a presença de partículas (possivelmente microplásticos) no trato gastrointestinal de espécies com importância comercial (Dicentrarchus labrax, robalo; Sparus aurata, dourada e Diplodus sargus, sargo) na Ria Formosa (Portugal). Para além de investigar a ingestão em peixes salvagens, este estudo pretende ainda comparar a abundância de partículas entre os indivíduos selvagens e de aquacultura. Neste estudo foram analisados 100 indivíduos. O trato gastrointestinal dos mesmos foi digerido e posteriormente observado à lupa. Foram encontradas partículas em 32 dos 60 indivíduos selvagens e em 15 dos 40 indivíduos provenientes de aquacultura. Todas as espécies selvagens apresentaram uma percentagem de ingestão semelhante, enquanto que na aquacultura a S. aurata registou uma percentagem maior de ingestão de partículas, quando comparada com D. labrax. O número médio de partículas por peixe foi maior para os indivíduos selvagens, sendo superior a 1 em todas as espécies, enquanto o robalo e a dourada de aquacultura registaram uma média de 0,6 e de 0,45 partículas por peixe, respetivamente. O tipo de partículas predominante foi a fibra e a cor mais frequentemente observada foi o azul, tanto em indivíduos selvagens quanto em aquacultura. Como os potenciais riscos dos microplásticos para a saúde humana ainda são incertos, é imperativo comparar os seus níveis de ocorrência em espécies selvagens e de aquacultura. Esta tese é um contributo para a crescente literatura nesta temática
- Classifying Australia’s great barrier reef marine park by applying and comparing the IUCN management categories, the regulation based classification system, the MPA guide and the official great barrier geef marne park authority zoning classificatioRnPublication . Rodrigues, Francisca Mendes; Gonçalves, Emanuel JoãoABSTRACT: In light of the intensifying threats to the marine environment, one of the most globally used tools is Marine Protected Areas (MPAs). There is a range of different types of MPAs, with different characteristics and levels of protection. To standardize MPA categories globally, the IUCN has created the IUCN Management Categories. However, its application in classifying MPAs is questionable since it works based on projected objectives, and these are not always reflected in the regulations applied. Incorrect classification of MPAs can lead to a false sense of protection and ultimately to failure in protecting the marine environment. In order to address these issues, two different classification systems have recently been developed, based on the regulations of uses within each zone/AMP. These are the Regulation Based Classification System (RBCS) and the MPA Guide. In this study, the three systems mentioned, IUCN, RBCS and MPA Guide, were used to classify and categorize the Great Barrier Reef Marine Park (GBRMP) in Australia. The results show that both the RBCS and the MPA Guide assign similar classifications, with 64% of the GBRMP areas being poorly protected, 36% moderately protected, and <1% fully protected. Comparison of the three aforementioned systems and the official GBRMP zone designation showed that there are indeed differences between classifying a MPA through the projected objectives, and through the regulations in place, with the latter method being the most accurate in assessing the actual level of protection in place in the GBRMP.
- “Nós familiares: O desentrelaçar das famílias de origem”. O papel da diferenciação do self no compromisso e na desilusão relacionalPublication . Mendes, Carolina O´shea de Abreu; Pereira, Maria GouveiaO presente estudo teve como principal objetivo investigar o papel mediador da Diferenciação do Self e dos seus diversos componentes (e.g.: Reatividade Emocional, Fusão com Outros, Cut-off Emocional e Posição do Eu) na relação entre a Transgeracionalidade e o Compromisso. Paralelamente, procurou estudar a relação entre a Diferenciação do Self e a Desilusão Relacional. Com efeito, 192 participantes, envolvidos numa relação amorosa há pelo menos uma ano, foram recrutados online através do método de amostragem da “bola de neve", para responderem aos seguintes instrumentos: Escala dos Legados da Família de Origem (ELFO), Inventário da Diferenciação do Self – Revisto (IDS-R), Inventário de Componentes de Qualidade Relacional Percebida (IPRQC) e Escala de Desilusão Relacional (EDR). No que respeita aos resultados mais salientes, o presente estudo indica uma relação significativa entre a Transgeracionalidade e o Compromisso, concluindo que apenas o Cut-off Emocional e a Posição do Eu medeiam significativamente esta relação, explicando aproximadamente 7.4% e 8.10% da variabilidade do Compromisso, respetivamente. Por outro lado, o estudo evidencia correlações negativas e significativas entre as pontuações globais da Diferenciação do Self, as respetivas dimensões e a Desilusão Relacional. Em suma, estes resultados reforçam a influência das famílias de origem no compromisso amoroso. Mais concretamente, o estudo propõe um caminho através do qual, indivíduos com dificuldades em se diferenciarem das suas famílias de origem, podem se comprometer em relacionamentos futuros. Por fim, e tendo em conta as descobertas contrárias à literatura científica, são avançadas hipóteses explicativas para a relação encontrada entre o Cut-off, Reatividade Emocional, Fusão com outros e a Desilusão Relacional.