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Narrativa sistémica entre os Jovens com comportamentos autolesivos e os seus professores

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Abstract(s)

Os comportamentos autolesivos têm vindo a aumentar entre os adolescentes portugueses, pelo que será fundamental entender o impacto que os contextos, com os quais interagem, têm para o seu sentir, em especial a dimensão escolar. Através da metodologia qualitativa, o presente estudo aborda alunos e professores, com o objetivo de explorar sentires, o domínio acerca do tema, a perceção de risco, identificar fatores influenciadores, como se dá o pedido de ajuda, bem como identificar o que poderá estar a faltar para o decréscimo destas problemáticas. Através de entrevistas semi-diretivas, foram entrevistados 8 alunos de uma escola profissional, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade e 8 professores desses mesmos alunos. Os resultados reforçam que as dimensões familiar, escolar e social impactam, de facto, o sentir destes jovens, sendo a falta de compreensão, de empatia, de disponibilidade e de atenção fenómenos que se constituem como barreiras na aproximação. No respeitante aos professores, aflora o constrangimento, a falta de qualificações e de tempo para lidarem, de forma qualitativa, com o sentir destes jovens.
Self-harm behaviors has been increasing among young portuguese teenagers, so it is essential to understand the impact that the contexts with which they interact, have in their inner state, in particular the school dimension. Through qualitative methodology, the present study approaches students and teachers, exploring their feelings, their mastery over the theme, the perception of risk, identifying the influencing factors, how the request for help is given, and ask how to reduce these problems. Through semi-directive interviews, 8 students from a professional school were interviewed, aged between 15 and 18 years old, and 8 teachers of these same students. The results reinforce that the family, school and social dimensions, in fact, impact the internal feelings of these young people, and the lack of understanding, empathy, availability and attention are phenomena that constitute barriers to approaching them. Regarding the teachers, emerged embarrassment, the lack of qualifications and of time to deal, qualitatively, with the feelings and behaviors of these young people

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Adolescência Comportamentos autolesivos Escola Professores Família Adolescence Self-harm behaviors School Teachers Family

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