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Parentalidade e problemas de comportamento
dc.contributor.advisor | Pires, António Augusto Pazo | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Liliana Paula Namora da Costa | |
dc.date.accessioned | 2011-05-07T13:07:35Z | |
dc.date.available | 2011-05-07T13:07:35Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde | por |
dc.description.abstract | A maioria dos estudos realizados sobre Problemas de Comportamento em crianças com idade escolar apresenta a parentalidade como um dos factores de risco para o desenvolvimento destes problemas. No entanto poucos foram os estudos que incidiram sobre os pais destas crianças; assim, o objecto do nosso estudo foi tentar compreender os pais destas crianças, as suas características e preocupações. Foram realizadas catorze entrevistas semi-estruturadas a mães de crianças com problemas de comportamento encaminhadas pelos professores para a consulta de Avaliação Psicológica num Projecto de Intervenção Comunitária de Escola Inclusiva. Foi-nos possível enquadrar doze destas crianças no quadro de Perturbação de Oposição (DSM - IV). As crianças apresentam uma idade média de 8 anos tinham idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os sexos. As mães apresentam uma idade média de 36 anos, com idades compreendidas entre 25 e os 48 anos. Oito destes casais encontram-se divorciados ou separados, entre os quais quatro já constituíram novas famílias, encontrando-se as restantes casadas. Estas entrevistas foram depois transcritas e analisadas com base na Grounded Theory, construindo-se uma teoria dinâmica. Concluímos que estas mães apresentam características do quadro de personalidade dependente (DSM - IV), que em conjunto com a ausência da figura paterna da dinâmica familiar, contribuem para a formação de uma relação de dependência com os filhos, que não lhes permite impor as regras de conduta. As crianças acabam por ser imaturas, com dificuldades em lidar com a frustração, descontrolando-se emocional e comportamentalmente como resposta a este tipo de relação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/517 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia da saúde | por |
dc.subject | Atitudes parentais | por |
dc.subject | Factores de risco | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Educação para a saúde | por |
dc.subject | Health psychology | por |
dc.subject | Parent attitudes | por |
dc.subject | Risk factors | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Disabilities | por |
dc.subject | Health education | por |
dc.title | Parentalidade e problemas de comportamento | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |