Repository logo
 
Publication

Promoção da literacia emergente através do programa ouvir as letras

dc.contributor.authorSantos, Céu
dc.contributor.authorAlves, Rui A.
dc.date.accessioned2017-04-24T18:17:06Z
dc.date.available2017-04-24T18:17:06Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste estudo de intervenção o objetivo fundamental foi avaliar as atividades que facilitam o processo de aprendizagem da leitura e escrita numa perspetiva preventiva. Pretendeu-se também dar resposta a necessidade de recursos e materiais, sistemáticos, estruturados e eficazes assegurem a promoção das competências de literacia emergente. Assim, desenvolvemos um programa de literacia emergente que promoveu competências de consciência fonológica, conhecimento de letras, conceitos sobre a escrita e escrita inventada. O programa consta de 24 sessões, de 45 minutos cada e foi implementado duas vezes por semana. Testámos a eficácia deste programa usando um desenho quase-experimental com pré-teste e pós-teste. Participaram 124 crianças de cinco e seis anos que frequentavam 6 turmas da pré-escola. Foram administradas três condições de tratamento (literacia emergente, numeracia e currículo normal apenas). Neste artigo são apresentados os resultados relativos à comparação entre a intervenção em literacia e o currículo normal. Estes mostram diferenças significativas no desempenho das crianças nas competências de literacia emergente após a intervenção. Assim, os resultados apontam para a relevância do programa desenvolvido na promoção das competências de literacia emergente e que este parece facilitar o processo de ensino-aprendizagem da leitura desde a pré-escola.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5430
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectAprendizagem da leitura e escritapt_PT
dc.titlePromoção da literacia emergente através do programa ouvir as letraspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1567pt_PT
oaire.citation.startPage1550pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1550-1567.pdf
Size:
232.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: