Publication
Promoção da literacia emergente através do programa ouvir as letras
dc.contributor.author | Santos, Céu | |
dc.contributor.author | Alves, Rui A. | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T18:17:06Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T18:17:06Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Neste estudo de intervenção o objetivo fundamental foi avaliar as atividades que facilitam o processo de aprendizagem da leitura e escrita numa perspetiva preventiva. Pretendeu-se também dar resposta a necessidade de recursos e materiais, sistemáticos, estruturados e eficazes assegurem a promoção das competências de literacia emergente. Assim, desenvolvemos um programa de literacia emergente que promoveu competências de consciência fonológica, conhecimento de letras, conceitos sobre a escrita e escrita inventada. O programa consta de 24 sessões, de 45 minutos cada e foi implementado duas vezes por semana. Testámos a eficácia deste programa usando um desenho quase-experimental com pré-teste e pós-teste. Participaram 124 crianças de cinco e seis anos que frequentavam 6 turmas da pré-escola. Foram administradas três condições de tratamento (literacia emergente, numeracia e currículo normal apenas). Neste artigo são apresentados os resultados relativos à comparação entre a intervenção em literacia e o currículo normal. Estes mostram diferenças significativas no desempenho das crianças nas competências de literacia emergente após a intervenção. Assim, os resultados apontam para a relevância do programa desenvolvido na promoção das competências de literacia emergente e que este parece facilitar o processo de ensino-aprendizagem da leitura desde a pré-escola. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5430 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADA | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia emergente | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura e escrita | pt_PT |
dc.title | Promoção da literacia emergente através do programa ouvir as letras | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1567 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1550 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |