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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo de intervenção o objetivo fundamental foi avaliar as atividades que
facilitam o processo de aprendizagem da leitura e escrita numa perspetiva preventiva. Pretendeu-se
também dar resposta a necessidade de recursos e materiais, sistemáticos, estruturados e eficazes
assegurem a promoção das competências de literacia emergente. Assim, desenvolvemos um
programa de literacia emergente que promoveu competências de consciência fonológica,
conhecimento de letras, conceitos sobre a escrita e escrita inventada. O programa consta de 24
sessões, de 45 minutos cada e foi implementado duas vezes por semana. Testámos a eficácia deste
programa usando um desenho quase-experimental com pré-teste e pós-teste. Participaram 124
crianças de cinco e seis anos que frequentavam 6 turmas da pré-escola. Foram administradas três
condições de tratamento (literacia emergente, numeracia e currículo normal apenas). Neste artigo
são apresentados os resultados relativos à comparação entre a intervenção em literacia e o
currículo normal. Estes mostram diferenças significativas no desempenho das crianças nas
competências de literacia emergente após a intervenção. Assim, os resultados apontam para a
relevância do programa desenvolvido na promoção das competências de literacia emergente e que
este parece facilitar o processo de ensino-aprendizagem da leitura desde a pré-escola.
Description
Keywords
Literacia emergente Consciência fonológica Aprendizagem da leitura e escrita
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADA