Repository logo
 
Publication

A utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António Luis
dc.contributor.authorAntunes, Rita Sofia Fina
dc.date.accessioned2025-02-05T15:02:39Z
dc.date.available2025-02-05T15:02:39Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório representa o culminar de um processo contínuo de aprendizagem ao longo da minha formação inicial, inserida na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, foi proposta a criação de um projeto final de estágio que refletisse o conhecimento e as competências adquiridas durante o meu percurso académico. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa, utilizando a observação naturalista como método principal. A pesquisa concentra-se especialmente na valorização do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, pois ao longo do estágio foram observadas aulas e realizadas propostas que integravam esses materiais, permitindo assim uma análise detalhada do seu impacto na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal foi compreender como esses materiais podem facilitar a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a aprendizagem mais concreta e acessível. Através da observação direta e da interação com os alunos, foi possível identificar melhorias significativas no envolvimento e na compreensão dos conteúdos matemáticos. O relatório aborda as estratégias implementadas, as propostas desenvolvidas e os resultados obtidos, destacando a relevância dos materiais manipuláveis como ferramentas pedagógicas eficazes. Desta forma, conclui-se que a utilização desses recursos contribui para uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Este trabalho reflete, portanto, não apenas o desenvolvimento de competências práticas e teóricas adquiridas ao longo da formação, mas também a importância de metodologias inovadoras e interativas no processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present report represents the culmination of a continuous learning process throughout my initial training, within the curricular unit Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education. In this context, the creation of a final internship project was proposed, reflecting the knowledge and skills acquired during my academic journey. This investigation follows a qualitative approach, using naturalistic observation as the main method. The research focuses especially on the value of using manipulatives in teaching Mathematics, as classes were observed, and proposals were made integrating these materials throughout the internship, allowing for a detailed analysis of their impact on student learning. The main objective was to understand how these materials can facilitate the comprehension of abstract mathematical concepts, making learning more concrete and accessible. Through direct observation and interaction with the students, it was possible to identify significant improvements in engagement and understanding of mathematical content. The report discusses the strategies implemented, the proposals developed, and the results obtained, highlighting the relevance of manipulatives as effective pedagogical tools. Thus, it is concluded that the use of these resources contributes to a more dynamic and participatory learning process, promoting a better understanding of mathematical concepts. Therefore, this work reflects not only the development of practical and theoretical skills acquired during the training but also the importance of innovative and interactive methodologies in the educational process.pt_PT
dc.identifier.tid203801768pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10349
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativapt_PT
dc.subjectObservação naturalistapt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectManipulativespt_PT
dc.subjectQualitative researchpt_PT
dc.subjectNaturalistic observationpt_PT
dc.subjectMathematics educationpt_PT
dc.subjectMethodologiespt_PT
dc.titleA utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática no 1º Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27663_Rita_Antunes_RPES.pdf
Size:
580.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: