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- O processo de transição e adaptação das crianças ao 1ºCEB: O papel dos profissionaisPublication . Azevedo, Joana Pereira de; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste Relatório de Estágio em Prática de Ensino Supervisionada relata a transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando que é um momento crucial na vida das crianças, das famílias e dos profissionais de educação. Este processo envolve a perda do ambiente conhecido, a adaptação a novas rotinas e a integração num contexto mais formal. A colaboração entre os profissionais, a comunicação eficaz entre as famílias, a preparação adequada das crianças e a criação de estratégias para facilitar a transição são de extrema importância para garantir uma adaptação suave e positiva. A transição proporciona oportunidades únicas para o desenvolvimento das crianças e a continuidade das aprendizagens, preparando-as para os desafios do 1.º CEB. O objetivo deste estudo foi conhecer as estratégias que os profissionais de educação das diversas valências devem adotar para facilitar esta adaptação, identificar as suas dificuldades, e compreender como é que as crianças se sentiam no processo de transição. Utilizando uma metodologia qualitativa, foram feitas observações diretas e entrevistas semiestruturadas com uma educadora, um professor e a crianças. Estas entrevistas focaram práticas de transição, envolvimento familiar e experiência infantil, captando uma visão autêntica e abrangente do processo. Os resultados deste estudo destacam que uma abordagem integrada e colaborativa é essencial para facilitar a transição do Pré-Escolar para o 1º CEB. A comunicação entre ciclos, o apoio emocional e pedagógico dos educadores e a participação ativa das famílias são estratégias eficazes para preparar as crianças emocionalmente e suavizar sua adaptação à nova etapa.
- A utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática no 1º CicloPublication . Antunes, Rita Sofia Fina; Montiel, António LuisO presente relatório representa o culminar de um processo contínuo de aprendizagem ao longo da minha formação inicial, inserida na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, foi proposta a criação de um projeto final de estágio que refletisse o conhecimento e as competências adquiridas durante o meu percurso académico. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa, utilizando a observação naturalista como método principal. A pesquisa concentra-se especialmente na valorização do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, pois ao longo do estágio foram observadas aulas e realizadas propostas que integravam esses materiais, permitindo assim uma análise detalhada do seu impacto na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal foi compreender como esses materiais podem facilitar a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a aprendizagem mais concreta e acessível. Através da observação direta e da interação com os alunos, foi possível identificar melhorias significativas no envolvimento e na compreensão dos conteúdos matemáticos. O relatório aborda as estratégias implementadas, as propostas desenvolvidas e os resultados obtidos, destacando a relevância dos materiais manipuláveis como ferramentas pedagógicas eficazes. Desta forma, conclui-se que a utilização desses recursos contribui para uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Este trabalho reflete, portanto, não apenas o desenvolvimento de competências práticas e teóricas adquiridas ao longo da formação, mas também a importância de metodologias inovadoras e interativas no processo educativo.