Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27663_Rita_Antunes_RPES.pdf580.76 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório representa o culminar de um processo contínuo de aprendizagem ao longo da minha formação inicial, inserida na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, foi proposta a criação de um projeto final de estágio que refletisse o conhecimento e as competências adquiridas durante o meu percurso académico. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa, utilizando a observação naturalista como método principal. A pesquisa concentra-se especialmente na valorização do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, pois ao longo do estágio foram observadas aulas e realizadas propostas que integravam esses materiais, permitindo assim uma análise detalhada do seu impacto na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal foi compreender como esses materiais podem facilitar a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a aprendizagem mais concreta e acessível. Através da observação direta e da interação com os alunos, foi possível identificar melhorias significativas no envolvimento e na compreensão dos conteúdos matemáticos. O relatório aborda as estratégias implementadas, as propostas desenvolvidas e os resultados obtidos, destacando a relevância dos materiais manipuláveis como ferramentas pedagógicas eficazes. Desta forma, conclui-se que a utilização desses recursos contribui para uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Este trabalho reflete, portanto, não apenas o desenvolvimento de competências práticas e teóricas adquiridas ao longo da formação, mas também a importância de metodologias inovadoras e interativas no processo educativo.
ABSTRACT: The present report represents the culmination of a continuous learning process throughout my initial training, within the curricular unit Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education. In this context, the creation of a final internship project was proposed, reflecting the knowledge and skills acquired during my academic journey. This investigation follows a qualitative approach, using naturalistic observation as the main method. The research focuses especially on the value of using manipulatives in teaching Mathematics, as classes were observed, and proposals were made integrating these materials throughout the internship, allowing for a detailed analysis of their impact on student learning. The main objective was to understand how these materials can facilitate the comprehension of abstract mathematical concepts, making learning more concrete and accessible. Through direct observation and interaction with the students, it was possible to identify significant improvements in engagement and understanding of mathematical content. The report discusses the strategies implemented, the proposals developed, and the results obtained, highlighting the relevance of manipulatives as effective pedagogical tools. Thus, it is concluded that the use of these resources contributes to a more dynamic and participatory learning process, promoting a better understanding of mathematical concepts. Therefore, this work reflects not only the development of practical and theoretical skills acquired during the training but also the importance of innovative and interactive methodologies in the educational process.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Materiais manipuláveis Investigação qualitativa Observação naturalista Ensino da matemática Metodologias Manipulatives Qualitative research Naturalistic observation Mathematics education Methodologies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue