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A Diferenciação Pedagógica no 2º Ano: Organização Dinâmica entre Três Turmas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.authorGalvão, Inês Filipa Lopes
dc.date.accessioned2025-01-21T16:29:06Z
dc.date.available2025-01-21T16:29:06Z
dc.date.issued2024-11-25
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,pt_PT
dc.description.abstractA diferenciação pedagógica é crucial para promover uma educação inclusiva, especialmente no 2.º ano, onde as crianças apresentam diversas necessidades e ritmos de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de diferenciação pedagógica desenvolvidas no contexto em estudo, com foco na organização dinâmica entre três turmas. Foram definidos objetivos específicos: descrever as estratégias observadas, identificar desafios e benefícios percebidos e aprofundar diferentes práticas de diferenciação. A investigação adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com recurso à observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental como principais instrumentos de recolha de dados. Participaram do estudo 48 alunos de uma turma de 2.º ano, com idades entre 7 e 8 anos, bem como a docente cooperante e outros intervenientes no apoio escolar. O estudo concentrou-se em momentos específicos nas disciplinas de Português e Matemática, onde foram implementadas estratégias como a preparação prévia para ditados, a organização de alunos em grupos por níveis de dificuldade e o apoio individualizado. A análise das práticas da docente cooperante evidenciou a relevância do planeamento colaborativo, da adaptação de tarefas e da utilização de materiais diversificados. Apesar dos desafios na gestão da diversidade, os benefícios da diferenciação, como o aumento do envolvimento e a progressão individualizada dos alunos, foram claros. O relatório conclui que a diferenciação deve ser uma abordagem contínua no ensino, reforçando o papel do professor como facilitador da aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid203793218pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10251
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectApoio individualizadopt_PT
dc.subjectPlaneamento colaborativopt_PT
dc.subjectAdaptação de tarefaspt_PT
dc.titleA Diferenciação Pedagógica no 2º Ano: Organização Dinâmica entre Três Turmaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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