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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A diferenciação pedagógica é crucial para promover uma educação inclusiva,
especialmente no 2.º ano, onde as crianças apresentam diversas necessidades e ritmos de
aprendizagem. Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de diferenciação
pedagógica desenvolvidas no contexto em estudo, com foco na organização dinâmica
entre três turmas. Foram definidos objetivos específicos: descrever as estratégias
observadas, identificar desafios e benefícios percebidos e aprofundar diferentes práticas
de diferenciação.
A investigação adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com recurso à observação
direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental como principais instrumentos
de recolha de dados. Participaram do estudo 48 alunos de uma turma de 2.º ano, com
idades entre 7 e 8 anos, bem como a docente cooperante e outros intervenientes no apoio
escolar. O estudo concentrou-se em momentos específicos nas disciplinas de Português e
Matemática, onde foram implementadas estratégias como a preparação prévia para
ditados, a organização de alunos em grupos por níveis de dificuldade e o apoio
individualizado.
A análise das práticas da docente cooperante evidenciou a relevância do planeamento
colaborativo, da adaptação de tarefas e da utilização de materiais diversificados. Apesar
dos desafios na gestão da diversidade, os benefícios da diferenciação, como o aumento
do envolvimento e a progressão individualizada dos alunos, foram claros. O relatório
conclui que a diferenciação deve ser uma abordagem contínua no ensino, reforçando o
papel do professor como facilitador da aprendizagem.
Description
Relatório de Prática de Ensino apresentado no
ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre
em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico,
Keywords
Diferenciação pedagógica Educação inclusiva Apoio individualizado Planeamento colaborativo Adaptação de tarefas