Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Diferenciação Pedagógica no 2º Ano: Organização Dinâmica entre Três Turmas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
28337_Inês_Galvão_RPES.pdf3.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A diferenciação pedagógica é crucial para promover uma educação inclusiva, especialmente no 2.º ano, onde as crianças apresentam diversas necessidades e ritmos de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de diferenciação pedagógica desenvolvidas no contexto em estudo, com foco na organização dinâmica entre três turmas. Foram definidos objetivos específicos: descrever as estratégias observadas, identificar desafios e benefícios percebidos e aprofundar diferentes práticas de diferenciação. A investigação adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com recurso à observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental como principais instrumentos de recolha de dados. Participaram do estudo 48 alunos de uma turma de 2.º ano, com idades entre 7 e 8 anos, bem como a docente cooperante e outros intervenientes no apoio escolar. O estudo concentrou-se em momentos específicos nas disciplinas de Português e Matemática, onde foram implementadas estratégias como a preparação prévia para ditados, a organização de alunos em grupos por níveis de dificuldade e o apoio individualizado. A análise das práticas da docente cooperante evidenciou a relevância do planeamento colaborativo, da adaptação de tarefas e da utilização de materiais diversificados. Apesar dos desafios na gestão da diversidade, os benefícios da diferenciação, como o aumento do envolvimento e a progressão individualizada dos alunos, foram claros. O relatório conclui que a diferenciação deve ser uma abordagem contínua no ensino, reforçando o papel do professor como facilitador da aprendizagem.

Description

Relatório de Prática de Ensino apresentado no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico,

Keywords

Diferenciação pedagógica Educação inclusiva Apoio individualizado Planeamento colaborativo Adaptação de tarefas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue