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- A Diferenciação Pedagógica no 2º Ano: Organização Dinâmica entre Três TurmasPublication . Galvão, Inês Filipa Lopes; Gaitas, SérgioA diferenciação pedagógica é crucial para promover uma educação inclusiva, especialmente no 2.º ano, onde as crianças apresentam diversas necessidades e ritmos de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de diferenciação pedagógica desenvolvidas no contexto em estudo, com foco na organização dinâmica entre três turmas. Foram definidos objetivos específicos: descrever as estratégias observadas, identificar desafios e benefícios percebidos e aprofundar diferentes práticas de diferenciação. A investigação adotou uma abordagem qualitativa descritiva, com recurso à observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental como principais instrumentos de recolha de dados. Participaram do estudo 48 alunos de uma turma de 2.º ano, com idades entre 7 e 8 anos, bem como a docente cooperante e outros intervenientes no apoio escolar. O estudo concentrou-se em momentos específicos nas disciplinas de Português e Matemática, onde foram implementadas estratégias como a preparação prévia para ditados, a organização de alunos em grupos por níveis de dificuldade e o apoio individualizado. A análise das práticas da docente cooperante evidenciou a relevância do planeamento colaborativo, da adaptação de tarefas e da utilização de materiais diversificados. Apesar dos desafios na gestão da diversidade, os benefícios da diferenciação, como o aumento do envolvimento e a progressão individualizada dos alunos, foram claros. O relatório conclui que a diferenciação deve ser uma abordagem contínua no ensino, reforçando o papel do professor como facilitador da aprendizagem.
- Sentido de vida de pessoas com dor crónicaPublication . Pereira, Sofia Duarte Pio RodriguesEnquadramento: A dor crónica é uma dor que persiste além do tempo normal de recuperação, normalmente a mais de 3 meses. É reportado que esta dor é influenciada por diversos fatores, incluindo do foro psicológico, emocional e espiritual. Daí nasce a possibilidade do sentido de vida como um preditor às características da dor crônica, tópico cuja revisão irá abordar. Métodos: Os critérios de elegibilidade incluem estudos em adultos (≥18 anos) com dor crônica não oncológica há pelo menos 3 meses, através da medição do significado de vida ou sentido de coerência e aspectos relacionados à dor. Na pesquisa serão utilizadas as palavras-chave relevantes em quatro bases de dados de saúde diferentes. A seleção e análise dos dados envolverão instrumentos que avaliam a dor e o significado da vida e dois leitores independentes serão responsáveis por selecionar os estudos elegíveis e a qualidade metodológica de cada. Discussão: A revisão tem como objetivo destacar a importância do sentido da vida no ajustamento à dor crônica, enfatizando o seu papel no desenvolvimento do tratamento e no alívio do sofrimento, melhorando assim a qualidade de vida dos indivíduos com dor crônica. É esperado que quanto maior o significado de vida, maior o ajustamento à dor.