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Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional

dc.contributor.authorDiniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
dc.date.accessioned2011-04-16T11:17:37Z
dc.date.available2011-04-16T11:17:37Z
dc.date.issued1999
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO psicólogo educacional é muitas vezes solicitado a intervir relativamente ao insucesso escolar, bem como ao comportamento desviante dos alunos que se traduz frequentemente, numa atitude negativa face ao trabalho escolar, ou seja contrária aos valores da escola. O presente trabalho visa o estudo do auto-conceito nas suas várias áreas e o estudo da atitude face ao trabalho escolar de 102 jovens, na sua maioria com um passado de insucesso escolar e de idades compreendidas entre os 15 e os 26 anos, a frequentar uma escola de ensino profissional. Parte-se para o estudo, tendo por base o modelo teórico de Robinson e Tayler (1986), cuja ideia central é a de que alunos com baixos resultados escolares, resistem de forma activa ao abaixamento da auto-estima, através do recurso a uma estratégia de criatividade social, que se traduz num recurso a valores alternativos aos veiculados pela escola. Espera-se não encontrar diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à auto-estima global; encontrar diferenças significativas entre os dois anos no que respeita ao auto-conceito académico e às outras áreas do auto-conceito; e encontrar diferenças relativamente à atitude face ao trabalho escolar. Para avaliar o auto conceito, foi utilizada a escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter (1988) na sua adaptação para a população portuguesa. Para avaliar a atitude face ao trabalho escolar utilizámos um instrumento construído, a partir das sugestões de Robinson e Tayler (1991). As conclusões do estudo, apontam para que na escola analisada o modelo dos autores não se aplica, para a importância das dinâmicas escolares e de cada curso, na quebra do ciclo de desinvestimento no percurso escolar, bem como para a importância que os jovens do ensino profissional dão à área da competência para o trabalho. Parece pois que os estudos sobre os vários fenómenos escolares e institucionais, que ocorrem nas escolas profissionais, são uma mais valia para o desenvolvimento de métodos e técnicas de intervenção do psicólogo educacional, no combate ao insucesso escolar.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/490
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.titleAuto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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