Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Problema: O Playback Theatre (PT) é uma forma de teatro espontâneo que, partindo de narrativas da audiência, as transforma em objetos teatrais. Vários estudos exploraram a capacidade do PT de promover competências interativas, comunicativas e criativas, entre outras. No entanto, em Portugal há ainda muito pouca investigação nesta área.
Objetivo: O objetivo deste estudo é explorar e compreender a experiência vivida de pessoas que participam numa intervenção semanal de PT.
Método: Através de um estudo qualitativo e utilizando o método fenomenológico, foram analisadas quatro entrevistas semi-estruturadas, realizadas com três mulheres e um homem com idades compreendidas entre 24 e 47 anos, que participaram em 12 sessões de PT.
Resultados: Conseguiram identificar-se 12 constituintes essenciais: 1) Interesse pelo teatro e desenvolvimento pessoal; 2) inibição associada a ansiedade; 3) ambiente acolhedor, inclusivo e seguro; 4) impacto multifacetado das representações; 5) a teia das ligações entre histórias e a identificação com as histórias dos outros; 6) dinâmica da entrega ao processo; 7) coesão do grupo; 8) atribuição de caráter terapêutico ao PT; 9) sensação de mudança; 10) maior impacto no fim; 11) apreciação da intervenção; 12) desejo de recomendar o PT.
Discussão: Os significados psicológicos identificados demonstraram uma interligação dinâmica e os benefícios e dificuldades que os participantes experimentaram ao participar nesta intervenção.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica
Keywords
Playback Theatre Histórias pessoais Perspetiva fenomenológico existencial Perspetiva da audiência Experiência vivida Perspetiva fenomenológico-existencial