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- Distância e tamanho : uma amizade duradoura e fluente?Publication . Laranjo, Nuno Ferreira Franco; Garcia-Marques, TeresaA investigação demonstrou como o constructo das atitudes é complexo na sua origem, estrutura, e mudança. Estudar as atitudes implica estudar variáveis que a influenciam, como é o caso da fluência de processamento que se sabe fomentar atitudes mais favoráveis. São fontes de fluência perceptiva a distância e o tamanho de um objecto. Ambas têm impacto nas atitudes. Estas duas dimensões não são, contudo, independentes, interagindo e influenciando-se mutuamente. Nesta tese argumenta-se que a sua interacção pode ter impacto na formação de uma atitude. Testa-se se esse impacto se fica a dever à fluência perceptiva. Para o efeito, apresentaram-se imagens onde foram colocados objectos grandes ou pequenos, próximos ou distantes dos participantes (2 x 2), e solicitou-se-lhes que indicassem a sua atitude (avaliação) e quão fácil tinha sido avaliar cada um deles. A distância teve o efeito esperado nas avaliações dos objectos: quanto mais perto melhor avaliados. Surpreendentemente, o efeito principal de tamanho foi inverso ao esperado: quanto menor o objecto, melhor a avaliação. Estas variáveis interagiram no impacto sobre as atitudes; no entanto, em desacordo com a hipótese, esta interacção não se verificou em relação à fluência. Demonstrando que a interacção não se deve à fluência perceptiva, a facilidade dos julgamentos apenas sofreu efeitos directos da distância e do tamanho, que foram aditivos. Os dados são discutidos à luz das suas principais aplicações teóricas para o campo das atitudes e da fluência.
- A experiência do playback theatre na perspetiva da audiênciaPublication . McMurray, Karla; Gonzalez, António José César de AlmeidaProblema: O Playback Theatre (PT) é uma forma de teatro espontâneo que, partindo de narrativas da audiência, as transforma em objetos teatrais. Vários estudos exploraram a capacidade do PT de promover competências interativas, comunicativas e criativas, entre outras. No entanto, em Portugal há ainda muito pouca investigação nesta área. Objetivo: O objetivo deste estudo é explorar e compreender a experiência vivida de pessoas que participam numa intervenção semanal de PT. Método: Através de um estudo qualitativo e utilizando o método fenomenológico, foram analisadas quatro entrevistas semi-estruturadas, realizadas com três mulheres e um homem com idades compreendidas entre 24 e 47 anos, que participaram em 12 sessões de PT. Resultados: Conseguiram identificar-se 12 constituintes essenciais: 1) Interesse pelo teatro e desenvolvimento pessoal; 2) inibição associada a ansiedade; 3) ambiente acolhedor, inclusivo e seguro; 4) impacto multifacetado das representações; 5) a teia das ligações entre histórias e a identificação com as histórias dos outros; 6) dinâmica da entrega ao processo; 7) coesão do grupo; 8) atribuição de caráter terapêutico ao PT; 9) sensação de mudança; 10) maior impacto no fim; 11) apreciação da intervenção; 12) desejo de recomendar o PT. Discussão: Os significados psicológicos identificados demonstraram uma interligação dinâmica e os benefícios e dificuldades que os participantes experimentaram ao participar nesta intervenção.