Repository logo
 
Publication

Experiência de jovens com medida de internamento em centro educativo e a sua perceção do YLS/CMI

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Vitor Amorim
dc.contributor.authorNunes, Jessica Krause
dc.date.accessioned2019-11-26T18:57:45Z
dc.date.available2019-11-26T18:57:45Z
dc.date.issued2019-09-24
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractProblema: Falta de estudos qualitativos sobre a experiência subjetiva de jovens institucionalizados tendo em conta o instrumento YLS/CMI. Objetivo: Explorar e compreender as experiências subjetivas de jovens internados em CE, de acordo com os fatores de risco previstos no YLS/CMI. Método: Fenomenológico interpretativo com entrevistas semiestruturadas a seis jovens (quatro do género feminino e dois do género masculino) com idades entre os 15 e os 18 anos. Resultados: Revelaram-se dez temas emergentes, Importância do CE, Mudança de perspetiva, Posicionamento em relação às regras, Transformação positiva na relação com a família, Modificação da perceção sobre a escola, Impacto na relação com os pares, Perceção negativa sobre a forma como passavam os tempos livres, Perceção utilitária do YLS/CMI, Planos para o futuro e Sentimentos quando pensam na sua saída do CE. Conclusão: Os jovens reconhecem a importância do CE para si mesmos e para os seus futuros, tendo contribuído para uma mudança de perceção a vários níveis, em parte devido ao YLS/CMI que os ajudou a reconhecer o que era necessário mudar em si mesmos e a estabelecer objetivos tanto dentro do CE como para planearem a sua vida fora do CE.pt_PT
dc.description.abstractProblem: Lack of qualitative studies on the subjective experience of institutionalized young people considering the YLS/CMI instrument. Goal: To explore and understand the subjective experiences of youths institutionalized in a Youth Detention Centre (YDC). Method: Interpretative phenomenological with semistructured interviews with six young people (four female and two male) aged 15 to 18 years. Results: Our results revealed ten psychological units of meaning of the general structural description were revealed, Importance of the YDC, Change of perspective, Positioning in relation to rules, Positive transformation in relationship with family, Modification of perception about school, Impact on peers relations, Negative perception of the free time, YLS/CMI utility perception, Plans for the future and Feelings when they think about leaving the YDC. Conclusion: Young people recognized the importance of YDC for themselves and their future, that it contributed to a change in perceptions at multiple levels, in part due to YLS/CMI that helped them recognize what they needed to change in themselves and to set goals within the YDC and to plan their life outside YDC.pt_PT
dc.identifier.tid202300625pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7254
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDelinquência juvenilpt_PT
dc.subjectCentro educativopt_PT
dc.subjectYLS/CMIpt_PT
dc.subjectMétodo fenomenológico IPApt_PT
dc.subjectJuvenile delinquencypt_PT
dc.subjectYouth Detention Centrept_PT
dc.subjectPhenomenological Method IPApt_PT
dc.titleExperiência de jovens com medida de internamento em centro educativo e a sua perceção do YLS/CMIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25861.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: