Repository logo
 
Publication

Atitudes dos alunos ouvintes face à integração de alunos deficientes auditivos: Influência do contacto

datacite.subject.fosPsicologia Educacionalpt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, José
dc.contributor.authorSerra, David
dc.date.accessioned2015-09-29T19:16:24Z
dc.date.available2015-09-29T19:16:24Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNo presente estudo comparativo no qual trabalhamos, tivemos como objectivo investigar se o contacto é um factor determinante nas atitudes. Ou seja, se o grau de contacto influencia positiva ou negativamente as atitudes dos alunos ouvintes face à integração dos seus colegas portadores de deficiência auditiva. Desta forma, foram amostrados dois grupos com diferentes tipos de contactos. Um grupo tinha alunos portadores de deficiência auditiva integrados na turma, sendo designado o grupo com contacto ou com contacto directo, e o outro não tinha alunos integrados nem na turma nem na escola, ou seja é designado o grupo sem contacto ou com contacto nulo. Os anos de escolaridades têm a mesma representação, sendo que duas turmas são do 6ºano e as outras duas, do 8ºano. Os nosso resultados indicam que ambos os grupos apresentam atitudes favoráveis face aos alunos portadores de deficiência auditiva. No entanto, ao longo do estudo percebemos que a variável “género” seria interessante quando comparada. Os resultados foram curiosos, uma vez que existem diferenças significativas relativamente ao “género”, sendo que as raparigas sem contacto apresentam na maioria das dimensões valores significativamente diferente dos rapazes. No grupo com contacto, apenas uma dimensão é representada da mesma maneira. A aluna portadora de deficiência auditiva do 6ºano, revelou, nos testes sociométricos uma admirável integração na turma. Por fim é feita uma reflexão sobre os resultados, comparando-os com investigações e aspectos teóricos que também nos serviram de suporte no decorrer da mesma.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3999
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectDeficiência auditivapt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.titleAtitudes dos alunos ouvintes face à integração de alunos deficientes auditivos: Influência do contactopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
17677.pdf
Size:
447.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: