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Práticas promotoras do estudo na disciplina de História no 3º ciclo de ensino básico

dc.contributor.authorRodrigues, Ângela Maria Gomes Martins
dc.date.accessioned2011-09-15T18:39:12Z
dc.date.available2011-09-15T18:39:12Z
dc.date.issued2004
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractA eficácia de um Projecto de Desenvolvimento Curricular Individualizado para o estudo na disciplina de História foi avaliada, num grupo de alunos do oitavo ano de escolaridade, a partir do trabalho com textos. Este projecto consistiu no desenvolvimento de estratégias cognitivas e metacognitivas (extrair as ideias principais, resumir, esquematizar, planear, avaliar), ao longo de dez aulas de história. O presente estudo envolveu 34 jovens, entre os treze e os quinze anos de idade, de duas turmas do oitavo ano de escolaridade. Dezoito alunos constituíram o grupo experimental, beneficiando por isso do Projecto de Desenvolvimento Curricular Individualizado e dezasseis fizeram parte do grupo de controlo no qual não houve quaisquer tipos de intervenção. Na definição da amostra tivemos em consideração os seguintes critérios: as habilitações literárias dos pais e os níveis atribuídos na disciplina de História no primeiro período do ano lectivo de 2001/02. Para efectuarmos uma avaliação da situação experimental, aplicámos um pré-teste, antes da intervenção, e um pós-teste após o seu terminus. Em ambos pedimos aos alunos a concretização das seguintes tarefas: realização de um resumo e de um esquema do mesmo texto expositivo; representação gráfica (mapa) dos assuntos expostos num texto; e leitura de um gráfico de linhas. Fizemos uma avaliação da utilização de estratégias adequadas para a concretização das tarefas acima descritas. Verificámos que os alunos do grupo experimental obtiveram resultados significativamente superiores aos do grupo de controlo nas seguintes estratégias: i. Produção de esquemas - utilização de palavras-chave em vez de frases, estabelecimento de relações lógicas entre as palavras-chave, atribuição de um título e apresentação que permita uma visualização clara e rápida do conteúdo exposto no texto; ii. Produção de resumos - inclusão das ideias principais, coerência das ideias do texto e eliminação das ideias secundárias; iii. Construção de mapas - localização de zonas e países, atribuição de um título e elaboração da legenda. Na avaliação quantitativa realizada pelos juízes as nossas hipóteses foram confirmadas, uma vez que o grupo experimental obteve melhores resultados que o grupo de controlo na produção de resumos e de esquemas, na construção de mapas e na leitura de gráficos de linhas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/862
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectDesenvolvimento curricularpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectHábitos de estudopor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectCurriculum developmentpor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectStudy habitspor
dc.titlePráticas promotoras do estudo na disciplina de História no 3º ciclo de ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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