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Advisor(s)
Abstract(s)
A eficácia de um Projecto de Desenvolvimento Curricular Individualizado para o estudo na disciplina de História foi avaliada, num grupo de alunos do oitavo ano de escolaridade, a partir do trabalho com textos. Este projecto consistiu no desenvolvimento de estratégias cognitivas e metacognitivas (extrair as ideias principais, resumir, esquematizar, planear, avaliar), ao longo de dez aulas de história.
O presente estudo envolveu 34 jovens, entre os treze e os quinze anos de idade, de duas turmas do oitavo ano de escolaridade. Dezoito alunos constituíram o grupo experimental, beneficiando por isso do Projecto de Desenvolvimento Curricular Individualizado e dezasseis fizeram parte do grupo de controlo no qual
não houve quaisquer tipos de intervenção.
Na definição da amostra tivemos em consideração os seguintes critérios: as habilitações literárias dos pais e os níveis atribuídos na disciplina de História no primeiro período do ano lectivo de 2001/02.
Para efectuarmos uma avaliação da situação experimental, aplicámos um pré-teste, antes da intervenção, e um pós-teste após o seu terminus. Em ambos pedimos aos alunos a concretização das seguintes tarefas: realização de um resumo e de um esquema do mesmo texto expositivo; representação gráfica (mapa) dos assuntos expostos num texto; e leitura de um gráfico de linhas.
Fizemos uma avaliação da utilização de estratégias adequadas para a concretização das tarefas acima descritas. Verificámos que os alunos do grupo experimental obtiveram resultados significativamente superiores aos do grupo de controlo nas seguintes estratégias:
i. Produção de esquemas - utilização de palavras-chave em vez de frases, estabelecimento de relações lógicas entre as palavras-chave, atribuição de um título e apresentação que permita uma visualização clara e rápida do conteúdo exposto no texto;
ii. Produção de resumos - inclusão das ideias principais, coerência das ideias do texto e eliminação das ideias secundárias; iii. Construção de mapas - localização de zonas e países, atribuição de um título e elaboração da legenda.
Na avaliação quantitativa realizada pelos juízes as nossas hipóteses foram confirmadas, uma vez que o grupo experimental obteve melhores resultados que o grupo de controlo na produção de resumos e de esquemas, na construção de mapas e na leitura de gráficos de linhas.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Instrumentos Curriculum Desenvolvimento curricular Ensino Hábitos de estudo Educational psychology Instruments Curriculum Curriculum development Teaching Study habits
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada