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Abstract(s)
As Escalas de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths são um instrumento de
avaliação que permite diagnosticar perturbações do desenvolvimento ao longo do primeiro período
da vida. Ruth Griffiths teve como intenção inicial criar uma escala que avaliasse as sequências do
desenvolvimento significativas da evolução cognitiva, ou seja, indicativas do crescimento mental.
Griffiths defendia que em situações de risco de alterações do desenvolvimento, era fundamental
fazer um diagnóstico da condição mental da criança o mais cedo possível para que se pudesse
intervir e compensar os déficites precocemente, evitando assim, o agravamento dos riscos.
Desenvolvidas primeiramente em Inglaterra para a população inglesa, as Escalas de Ruth Griffiths
foram posteriormente estudadas e adaptadas em diversos países onde se têm revelado de grande
interesse clínico na avaliação, no diagnóstico e no aconselhamento educacional. A avaliação do
desenvolvimento mental da criança através das diversas áreas do desenvolvimento permite cotar os
resultados de forma a obter um perfil que expressa as áreas de desenvolvimento mais favorecidas e
as mais desvalorizadas. O presente estudo apresenta os primeiros resultados de uma amostra da
população portuguesa o que permitirá, comparando com os resultados da estandardização
britânica, aferir a adequação das tabelas originais na avaliação clínica de crianças portuguesas.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 922-932). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
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ISPA - Instituto Universitário