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Medir a inteligência da emoção: Uma operacionalização empírica da inteligência emocional
dc.contributor.author | Barata, Fernanda de Fátima de Matos Sobral Mendes | |
dc.date.accessioned | 2011-01-14T12:37:06Z | |
dc.date.available | 2011-01-14T12:37:06Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacio | por |
dc.description.abstract | O âmbito do estudo aqui presente é a Inteligência Emocional, e a medição da Inteligência Emocional. O objectivo desta Tese é a concepção de uma ferramenta de medição de indicadores e dimensões que são específicos de Inteligência Emocional. A ferramenta foi apelidada como Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional. Neste trabalho demonstrámos que um grande número de estudos e pesquisas neste campo não alcançaram um consenso consistente em termos de resultados experimentais ou teorias. Consequentemente, esta investigação optou por adoptar a corrente académica e científica dos trabalhos de Mayer, Salovey e Caruso, assim como os trabalhos relativos ao modelo de enfrentamento quando este processo está relacionado com a Inteligência Emocional. Nesta Tese criou-se um distanciamento deliberado face a outras correntes que têm sido incrivelmente bem sucedidas quando aplicadas em ambiente organizacional, tal como a abordagem de Goleman. Apesar disso, a ferramenta inspira-se na necessidade de se encontrarem resultados práticos para as pessoas, quer no mundo das empresas, como na sua vida pessoal. O trabalho empírico aqui exposto agrega duas implementações do Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional, em dois períodos diferentes. Em ambas as implementações, os resultados demonstraram que a ferramenta necessita de melhoramentos, sobretudo no desenho dos Itens. Contudo, da primeira aplicação para a segunda, manifestaram-se resultados interessantes e desenvolveram-se aperfeiçoamentos, quer ao nível da fidelidade, como ao nível da validade do instrumento. Na segunda aplicação, optou-se por incluir uma bateria de Provas que foram aplicadas simultaneamente com o Questionário de Medição de Competências em Inteligência Emocional. O objectivo foi o de fazer um estudo de correlações entre o Questionário e essas Provas já cientificamente testadas. Para além dos testes de validade e fidelidade, o estudo de correlações manifestou resultados interessantes, nomeadamente acerca dos níveis incrementados de inteligência emocional, os quais, aparentemente, estão correlacionados com os níveis de raciocínio lógico e aptidão verbal. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/341 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia organizacional | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Organizações | por |
dc.subject | Processos cognitivos | por |
dc.subject | Organizational psychology | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Intelligence | por |
dc.subject | Emotions | por |
dc.subject | Organizations | por |
dc.subject | Cognition process | por |
dc.title | Medir a inteligência da emoção: Uma operacionalização empírica da inteligência emocional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |