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O impacto do treino de prática deliberada para melhoria da competência reparação de ruturas na aliança dos psicoterapeutas em formação

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Abstract(s)

Problema: Os estudos sobre a prática deliberada (PD) demonstraram que a sua utilização melhora a qualidade das intervenções terapêuticas. Contudo, o seu uso ainda é recente e pouco estudado no âmbito da psicoterapia, gerando assim a necessidade de perceber os benefícios na formação dos psicoterapeutas. Objetivo: Este estudo visou analisar o impacto do treino de prática deliberada nos terapeutas em formação, com enfoque na melhoria de suas respostas à capacidade de reparação de ruturas na aliança terapêutica. Método: Recorreu-se à metodologia quantitativa do Modelo Linear Geral para analisar os dados fornecidos através da utilização do instrumento Facilitative Interpersonal Skills (FIS) e à metodologia qualitativa da Grounded Theory na sua abordagem construtivista (Charmarz, 2014) para avaliar as perceções fornecidas pelos participantes no diário de bordo. Resultados: Os resultados sugerem que, nesta amostra, o exercício de prática deliberada favoreceu a melhoria das competências, nomeadamente a competência reparação de ruturas na aliança terapêutica, e que o treino de PD é valorizado, mas é vivido como um desafio.
ABSTRACT: Problem: Studies on deliberate practice (PD) have demonstrated that its use improves the quality of therapeutic interventions. However, its use is still recent and little studied in the field of psychotherapy, thus generating the need to understand the benefits in the training of psychotherapists. Objective: This study aimed to analyze the impact of deliberate practice training on therapists in training with a focus on improving their responses to the ability to repair ruptures in the therapeutic alliance. Method: The quantitative methodology of the General Linear Model was used to analyze the data provided using the Facilitative Interpersonal Skills (FIS) instrument and the qualitative methodology of Grounded Theory in its constructivist approach (Charmaz, 2014) to evaluate the perceptions provided by the participants in the logbook. Results: The results suggest that, in this sample, the exercise of deliberate practice favored the improvement of skills, namely the skill of repairing ruptures in the therapeutic alliance, and that PD training is valued, but is experienced as a challenge.

Description

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Daniel Cunha Monteiro de Sousa apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Prática Deliberada Psicoterapia Facilitative Interpersonal Skills (FIS) Reparação de Rutura na Aliança terapêutica Deliberate practice Psychotherapy Facilitative Interpersonal Skills (FIS) Rupture Repair and Alliance Repair

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