Repository logo
 
Publication

Diferenciação pedagógica : caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorPereira, Rita Fradinho
dc.date.accessioned2022-09-28T10:32:13Z
dc.date.available2022-09-28T10:32:13Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA- Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020. publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de agostopt_PT
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA- Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020. publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de agostopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º CEB A investigação foi desenvolvida numa instituição de ensino público, com uma turma do 4º ano de escolaridade, constituída por vinte e duas crianças. Ao longo do estágio, fui observando que a professora cooperante, no domínio da matemática, direcionava as suas práticas de diferenciação pedagógica para um pequeno grupo de alunos que apresentava maiores dificuldades, enquanto a restante turma trabalhava em modo simultâneo. Seguindo esta linha de pensamento surgiu o tema deste relatório, que tem como principal objetivo caracterizar conceções e práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivo. A investigação desta problemática enquadra-se numa metodologia qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos para recolha de informação: Observação participante/ Observação não participante; Notas de Campo; Grelha de Observação e Guiões de Entrevista. As informações recolhidas permitiram que nos momentos das minhas intervenções no estágio criasse atividades com base na taxonomia de práticas de diferenciação proposta por Pozas e Schneider (2019), mais especificamente três categorias: Tarefas por níveis; Constituição dos grupos de trabalho de forma intencional e Promoção de autonomia. Seguindo este pressuposto, as minhas propostas tiveram como intuito ir ao encontro da diver-sidade de características individuais existentes na turma.pt_PT
dc.description.abstractThe current report was conceived within the scope of the Master‘s Degree in Pre School and Primary Education, in the curricular unit of Supervised Practice in Primary Education. This investigation was done in a public institution, with a 4th grade class build with twenty-two children. Throughout the internship, observed that the cooperating teacher, in the field of mathematics, directed her practices of pedagogical differentiation to a small group of students who had greater difficulties, while the rest of the class worked simultaneously. Following this line of thought, the theme of this report emerged, whose main objective is to characterize conceptions and practices of pedagogical differentiation for inclusive education. The investigation of this problem is part of a qualitative methodology, having been used as instruments for collecting information: participant observation / non-participant observation; Field Notes; Observation Grid and Interview Guides. The information collected allowed me to create activities based on the taxonomy of differenti-ation practices proposed by Pozas and Schneider (2019), more specifically three categories: Tasks by levels; Constitution of working groups intentionally and open education/autonomy. Following this assumption, my proposals aimed to meet the diversity of individual character-istics existing in the class.pt_PT
dc.identifier.tid203054890pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8791
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino inclusivopt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educatiopt_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica : caracterizar as conceções e as práticas de diferenciação pedagógica para um ensino inclusivopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27867.pdf
Size:
647.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: