Repository logo
 
Publication

A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.authorRaposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
dc.date.accessioned2023-03-08T16:57:07Z
dc.date.available2023-03-08T16:57:07Z
dc.date.issued2022-11-20
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi o de conhecer a opinião dos alunos sobre a frequência com que os seus professores mobilizam estratégias de diferenciação pedagógica e a eficácia que lhes atribuem para a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 281 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi validado através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e consistiu num questionário online composto por 55 itens, agrupados em sete diferentes dimensões (Planeamento; Atividades/tarefas de aprendizagem; Materiais e recursos; Organização do trabalho dos alunos; Clima de sala de aula; Avaliação e monotorização; Autonomia). Os resultados mostraram que os alunos atribuíram maior frequência às adaptações que os professores fizeram com base nos seus interesses e necessidades. Pelo contrário, as consideradas menos frequentes disseram respeito às práticas pedagógicas de avaliação e suporte. Relativamente às práticas de diferenciação pedagógica consideradas mais eficazes, destacam-se as práticas relacionadas com a avaliação esuporte (consideradas as menos frequentes). Por outro lado, as práticas consideradas menos eficazes para as aprendizagens disseram respeito à organização e variação dos grupos de trabalho. Através da análise do impacto que as variáveis a) ciclo de ensino e b) insucesso escolar tiveram na perceção da frequência e da eficácia das práticas de diferenciação pedagógica, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Verificou-se também que todos os fatores de frequência e eficácia se correlacionaram. Os resultados do presente estudo permitem reforçar a importância das estratégias de diferenciação pedagógica de uma forma geral e, em particular, reforçar aquelas que se revelaram mais eficazes do ponto de vista dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid203109120pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9064
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectVoz dos alunospt_PT
dc.titleA visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25707.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
25707_AE anexos.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: