Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógicaPublication . Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade; Gaitas, SérgioO objetivo do presente estudo foi o de conhecer a opinião dos alunos sobre a frequência com que os seus professores mobilizam estratégias de diferenciação pedagógica e a eficácia que lhes atribuem para a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 281 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi validado através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e consistiu num questionário online composto por 55 itens, agrupados em sete diferentes dimensões (Planeamento; Atividades/tarefas de aprendizagem; Materiais e recursos; Organização do trabalho dos alunos; Clima de sala de aula; Avaliação e monotorização; Autonomia). Os resultados mostraram que os alunos atribuíram maior frequência às adaptações que os professores fizeram com base nos seus interesses e necessidades. Pelo contrário, as consideradas menos frequentes disseram respeito às práticas pedagógicas de avaliação e suporte. Relativamente às práticas de diferenciação pedagógica consideradas mais eficazes, destacam-se as práticas relacionadas com a avaliação esuporte (consideradas as menos frequentes). Por outro lado, as práticas consideradas menos eficazes para as aprendizagens disseram respeito à organização e variação dos grupos de trabalho. Através da análise do impacto que as variáveis a) ciclo de ensino e b) insucesso escolar tiveram na perceção da frequência e da eficácia das práticas de diferenciação pedagógica, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Verificou-se também que todos os fatores de frequência e eficácia se correlacionaram. Os resultados do presente estudo permitem reforçar a importância das estratégias de diferenciação pedagógica de uma forma geral e, em particular, reforçar aquelas que se revelaram mais eficazes do ponto de vista dos alunos.