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Abstract(s)
O objetivo do presente estudo foi o de conhecer a opinião dos alunos sobre a frequência com que os seus professores mobilizam estratégias de diferenciação pedagógica e a eficácia que lhes atribuem para a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 281 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi validado através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e consistiu num questionário online composto por 55 itens, agrupados em sete diferentes dimensões (Planeamento; Atividades/tarefas de aprendizagem; Materiais e recursos; Organização do trabalho dos alunos; Clima de sala de aula; Avaliação e monotorização; Autonomia). Os resultados mostraram que os alunos atribuíram maior frequência às adaptações que os professores fizeram com base nos seus interesses e necessidades. Pelo contrário, as consideradas menos frequentes disseram respeito às práticas pedagógicas de avaliação e suporte. Relativamente às práticas de diferenciação pedagógica consideradas mais eficazes, destacam-se as práticas relacionadas com a avaliação esuporte (consideradas as menos frequentes). Por outro lado, as práticas consideradas menos eficazes para as aprendizagens disseram respeito à organização e variação dos grupos de trabalho. Através da análise do impacto que as variáveis a) ciclo de ensino e b) insucesso escolar tiveram na perceção da frequência e da eficácia das práticas de diferenciação pedagógica, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Verificou-se também que todos os fatores de frequência e eficácia se correlacionaram. Os resultados do presente estudo permitem reforçar a importância das estratégias de diferenciação pedagógica de uma forma geral e, em particular, reforçar aquelas que se revelaram mais eficazes do ponto de vista dos alunos.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
Keywords
Educação inclusiva Diferenciação pedagógica Voz dos alunos