Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

InfluĂȘncia do estilo parental nos nĂ­veis de ansiedade social e autoestima em adolescentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
23352.pdf668.05 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: Os estilos parentais influenciam o desenvolvimento da criança e do adolescente, podendo ser um fator protetor ou de risco para a sua saĂșde mental. A literatura tem mostrado que existe uma relação entre os estilos parentais (democrĂĄtico, autoritĂĄrio, permissivo, negligente) e a ansiedade social e autoestima das crianças e adolescentes. Esta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma cada estilo parental influencia o nĂ­vel de ansiedade social e autoestima numa amostra de adolescentes. Metodologia: Nesta investigação participaram 73 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: QuestionĂĄrio de Estilos Educativos Parentais (QEEP); Escala de Ansiedade Social para Adolescentes (SAS-A); Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES). Resultados: Tendo em conta os resultados, verifica-se que: (1) o estilo autoritĂĄrio leva a um nĂ­vel mais elevado de ansiedade social, enquanto o estilo negligente leva a um menor nĂ­vel; o estilo permissivo leva a nĂ­veis mais elevados de autoestima, enquanto o estilo autoritĂĄrio leva a nĂ­veis mais reduzidos; (2) o estilo autoritĂĄrio leva a maiores nĂ­veis de ansiedade social nas trĂȘs subescalas; (3) as raparigas apresentam maiores nĂ­veis de ansiedade social e menores nĂ­veis de autoestima do que os rapazes; (4) o nĂ­vel de ansiedade social Ă© mais elevado no 8Âș ano e mais reduzido no 10Âș ano; o nĂ­vel de autoestima Ă© mais elevado no 10Âș ano e mais reduzido no 7Âș ano; (5) existem diferenças na perceção do estilo parental nos dois grupos etĂĄrios; (6) viver com a mĂŁe leva a maiores nĂ­veis de ansiedade social e menores nĂ­veis de autoestima do que viver com famĂ­lia alargada.
Background: Parenting styles influence the development of children and adolescents and may be a protective or risk factor for their mental health. The literature has shown that there is a relationship between parenting styles (authoritative, authoritarian, permissive, negligent) and the social anxiety and self-esteem of children and adolescents. This research aims to understand how each parenting style influences the level of social anxiety and self-esteem in a sample of adolescents. Methodology: 73 adolescents aged 12 to 18 years participated in this research. The following instruments were used: Parental Educational Styles Questionnaire (QEEP); Social Anxiety Scale for Adolescents (SAS-A); Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). Results: Given the results, it appears that: (1) the authoritarian style leads to a higher level of social anxiety, while the negligente style leads to a lower level; permissive style leads to higher levels of self-esteem, while authoritarian style leads to lower levels; (2) authoritarian style leads to higher levels of social anxiety in all three subscales; (3) girls have higher levels of social anxiety and lower levels of self-esteem than boys; (4) the level of social anxiety is highest in grade 8 and lowest in grade 10; the level of self-esteem is highest in grade 10 and lowest in grade 7; (5) there are differences in the perception of parenting style in both age groups; (6) living with a mother leads to higher levels of social anxiety and lower levels of self-esteem than living with an extended family.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de Grau Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Estilo parental AdolescĂȘncia Ansiedade social Autoestima Parental style Adolescence Social anxiety Self esteem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue