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Auto-conceito e qualidade da relação de vinculação em crianças do pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorLopes, Ana Cardoso
dc.date.accessioned2016-09-21T17:19:06Z
dc.date.available2016-09-21T17:19:06Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractA teoria da vinculação sugere que noções sobre o self e a representação da relação de vinculação são interiorizadas ao longo do tempo e em simultâneo, assumindo os prestadores de cuidados um papel crucial neste processo. Algumas investigações empíricas (Cassidy, 1988; Verschueren, Buyck & Schoefs, 2001) encontraram relações concordantes e preditivas entre a representação do self e a segurança da vinculação no início e meio da infância. Contudo, outros estudos focaram-se nas associações entre o auto-conceito e as representações da relação de vinculação de crianças em idade pré-escolar, como se pretende fazer neste estudo. Acedeu-se à qualidade das representações da relação de vinculação através do Attacment Story Completion Task (Bretherton & Ridgeway, 1990), numa amostra de 53 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos. As representações do auto-conceito foram avaliadas usando uma versão Portuguesa da Pictorial Scale Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro & Peixoto, 2008). Os nossos resultados suportam a existência de relações entre a qualidade das representações da relação de vinculação e a representação global do self, com uma associação especialmente forte a ser encontrada na Aceitação Social.pt_PT
dc.description.abstractAttachment theory suggests that notions about the self and representations of the attachment relationships become internalized over the time within a parallel mode, with the caregivers performing a crucial role on this process. Some empirical researches (Cassidy, 1988; Verschueren, Buyck & Schoefs, 2001) have examined concurrent and predictive relations between self-representation and security of the attachment in early and middle childhood. However, just few studies looked at the associations between self-concept and attachment representations of pre-scholars, as this study aims to do. The quality of the attachment representations was assessed through the Attachment Story Completion Task (Bretherton & Ridgeway, 1990) on a sample of 53 children aged between 5 to 7 years old. Self representations were assessed using a Portuguese version of The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro & Peixoto, 2008). Our results support the presence of connections between the quality of the attachment representations and the global representation of the self, with a strongest association being found with perceived Social Acceptance.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4906
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectAttachmentpt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.titleAuto-conceito e qualidade da relação de vinculação em crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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