Publication
Auto-conceito e qualidade da relação de vinculação em crianças do pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Veríssimo, Manuela | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T17:19:06Z | |
dc.date.available | 2016-09-21T17:19:06Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | A teoria da vinculação sugere que noções sobre o self e a representação da relação de vinculação são interiorizadas ao longo do tempo e em simultâneo, assumindo os prestadores de cuidados um papel crucial neste processo. Algumas investigações empíricas (Cassidy, 1988; Verschueren, Buyck & Schoefs, 2001) encontraram relações concordantes e preditivas entre a representação do self e a segurança da vinculação no início e meio da infância. Contudo, outros estudos focaram-se nas associações entre o auto-conceito e as representações da relação de vinculação de crianças em idade pré-escolar, como se pretende fazer neste estudo. Acedeu-se à qualidade das representações da relação de vinculação através do Attacment Story Completion Task (Bretherton & Ridgeway, 1990), numa amostra de 53 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos. As representações do auto-conceito foram avaliadas usando uma versão Portuguesa da Pictorial Scale Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro & Peixoto, 2008). Os nossos resultados suportam a existência de relações entre a qualidade das representações da relação de vinculação e a representação global do self, com uma associação especialmente forte a ser encontrada na Aceitação Social. | pt_PT |
dc.description.abstract | Attachment theory suggests that notions about the self and representations of the attachment relationships become internalized over the time within a parallel mode, with the caregivers performing a crucial role on this process. Some empirical researches (Cassidy, 1988; Verschueren, Buyck & Schoefs, 2001) have examined concurrent and predictive relations between self-representation and security of the attachment in early and middle childhood. However, just few studies looked at the associations between self-concept and attachment representations of pre-scholars, as this study aims to do. The quality of the attachment representations was assessed through the Attachment Story Completion Task (Bretherton & Ridgeway, 1990) on a sample of 53 children aged between 5 to 7 years old. Self representations were assessed using a Portuguese version of The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro & Peixoto, 2008). Our results support the presence of connections between the quality of the attachment representations and the global representation of the self, with a strongest association being found with perceived Social Acceptance. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/4906 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Vinculação | pt_PT |
dc.subject | Auto-conceito | pt_PT |
dc.subject | Attachment | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.title | Auto-conceito e qualidade da relação de vinculação em crianças do pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |