Repository logo
 
Publication

Aprender a contar, aprender a pensar: As sequências numéricas de contagem abstracta construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolar

dc.contributor.authorGaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca
dc.date.accessioned2017-12-12T14:24:07Z
dc.date.available2017-12-12T14:24:07Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractNeste artigo fundamentamos e descrevemos uma investigação concebida para analisar o papel do nome dos números de dois dígitos, em português, no desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar. O nome dos números de dois dígitos é considerado do ponto de vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades. Este estudo enquadra-se num projecto de investigação mais amplo, designado Projecto Mais-Pais.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we present the theoretical support and describe a research study which was concerned to analyse the role of Portuguese names for two-digit numbers on the numerical development of pre-school age children. The name for two-digit numbers was considered according how they clearly show their composition as a collection of multiples of ten and of units. This study was part of a more vast research project: Mais-Pais Project.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(1), 119-138.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5958
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento numéricopt_PT
dc.subjectContagem abstractapt_PT
dc.subjectNomes dos númerospt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectPré-escolapt_PT
dc.subjectProjecto Mais-Paispt_PT
dc.subjectNumerical developmentpt_PT
dc.subjectAbstract countingpt_PT
dc.subjectNames of numberspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subject“Mais-Pais Project”pt_PT
dc.titleAprender a contar, aprender a pensar: As sequências numéricas de contagem abstracta construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage138pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2004_22(1)_119.pdf
Size:
97.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: