Publication
Aprender a contar, aprender a pensar: As sequências numéricas de contagem abstracta construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolar
dc.contributor.author | Gaspar, Maria Filomena Ribeiro da Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T14:24:07Z | |
dc.date.available | 2017-12-12T14:24:07Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | Neste artigo fundamentamos e descrevemos uma investigação concebida para analisar o papel do nome dos números de dois dígitos, em português, no desenvolvimento numérico de crianças em idade pré-escolar. O nome dos números de dois dígitos é considerado do ponto de vista da clarificação que oferecem sobre a sua composição como conjuntos de dezenas e de unidades. Este estudo enquadra-se num projecto de investigação mais amplo, designado Projecto Mais-Pais. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this article we present the theoretical support and describe a research study which was concerned to analyse the role of Portuguese names for two-digit numbers on the numerical development of pre-school age children. The name for two-digit numbers was considered according how they clearly show their composition as a collection of multiples of ten and of units. This study was part of a more vast research project: Mais-Pais Project. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 22(1), 119-138. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5958 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento numérico | pt_PT |
dc.subject | Contagem abstracta | pt_PT |
dc.subject | Nomes dos números | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Pré-escola | pt_PT |
dc.subject | Projecto Mais-Pais | pt_PT |
dc.subject | Numerical development | pt_PT |
dc.subject | Abstract counting | pt_PT |
dc.subject | Names of numbers | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Pre-school | pt_PT |
dc.subject | “Mais-Pais Project” | pt_PT |
dc.title | Aprender a contar, aprender a pensar: As sequências numéricas de contagem abstracta construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 138 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |