Repository logo
 
Publication

O efeito de um programa de treino fonológico e sintáctico no desempenho da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita

dc.contributor.advisorSilva, Ana Cristina
dc.contributor.authorDuarte, Carla Marina Teixeira Pinto
dc.date.accessioned2015-06-24T09:49:49Z
dc.date.available2015-06-24T09:49:49Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractCompreensão das dificuldades que algumas crianças apresentam na aprendizagem da leitura e da escrita. O contributo dos diferentes modelos psicológicos para chegar a essa compreensão devido à importância de elaborar novas práticas pedagógicas que possam promover o sucesso destas crianças numa área que pode comprometer todo o seu futuro. Este estudo tem uma amostra constituída por 22 crianças, das quais, 11 foram submetidas a um Programa de Treino Fonémico e de Treino Sintático, durante um ano lectivo. Habilidades metalingüísticas utilizadas em simultâneo, como a consciência fonológica e consciência sintática, são importantes à aquisição da leitura e da escrita. Resultados mostram efeito positivo e significativo em todas as provas, corroborando as hipóteses colocadas neste estudo.por
dc.description.abstractABSTRACT: Understanding the difficulties that some children show when learning to write and read. The contribute of different psychological models to reach that understanding due to its importance in elaborate new pedagogical practices that may promote the success of this children in a area that compromises all their future. This study has a sample of 22 (twenty two) from which 11 (eleven) were submitted to a Phonologic and syntactic training program over a school year. Metalanguage abilities used simultaneously like the phonologic conscience and syntactic conscience are important to the writing and reading acquisition. The results showed the positive and meaningful effect in all the tests confirming the entire hypothesis raised on this study.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3797
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem da leitura e escritapor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectConsciência sintáticapor
dc.subjectLearning to write and readpor
dc.subjectPhonologic consciencepor
dc.subjectSyntactic Consciencepor
dc.titleO efeito de um programa de treino fonológico e sintáctico no desempenho da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escritapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMESTREpor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Aplicadapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15330.pdf
Size:
389.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: