Repository logo
 
Publication

A magia de Bosch: Pertenças sociais e formas de percepção e representação da arte

dc.contributor.authorOliveira, Abílio
dc.contributor.authorAraújo, Gabriela
dc.date.accessioned2017-11-18T13:36:27Z
dc.date.available2017-11-18T13:36:27Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractHoje em dia, o ser humano comum não dá grande atenção à literatura, poesia, filosofia, pintura, ..., ou arte. Procura preferencialmente o que é rápida e facilmente consumível e que não o incomóda, cansa ou perturba demasiado. Neste artigo pretende-se investigar e compreender a forma como a imagem de uma pintura de Bosch (que retrata a morte e o além-morte) é percepcionada e representada. Apresenta-se um estudo exploratório cujos principais objectivos consistem em: apreender as dimensões de significação que estruturam os pensamentos, sentimentos e símbolos, relativamente à imagem, numa população formada por estudantes de gestão, história e psicologia social, de ambos os sexos; e analisar em que medida essas estruturas significantes diferenciam os grupos sociais considerados. Este estudo enquadra-se teoricamente no modelo das representações sociais, tal como foi inicialmente proposto por Moscovici (1961).pt_PT
dc.description.abstractNowadays, a common human being doesn’t give much attention to literature, poetry, philosophy, painting, …, art. He usually prefers what is quickly and easily consumed, and what doesn’t bother, irritate or perturbate him too much. In this article, we intend to analyse and understand the way how the image from a Bosch’s painting (depicting death and the other side of death) is perceptioned and represented. Here we present an exploratory study with the aim to: apprehend the significance dimensions which structure the image thoughts, sentiments and symbols, in a population formed by management, history and social psychology students, men and women; and analyse how these significance structures differentiate the considered social groups. This study is theoreticaly framed on the social representations model, as it was first proposed by Moscovici (1961).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 2(17), 339-357.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5927
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRepresentações sociaispt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectMortept_PT
dc.subjectAlém-mortept_PT
dc.subjectSocial representationspt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectDeathpt_PT
dc.subjectAfterlifept_PT
dc.titleA magia de Bosch: Pertenças sociais e formas de percepção e representação da artept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage357pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage339pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1999_2_339.pdf
Size:
73.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: