Repository logo
 
Publication

Programa de intervenção na área da leitura e da escrita com uma criança com trissomia 21

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorCardoso, Miriam da Cunha
dc.date.accessioned2018-07-16T11:31:55Z
dc.date.available2018-07-16T11:31:55Z
dc.date.issued2017-11-14
dc.descriptionDissertação de Mestrado para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacionalpt_PT
dc.description.abstractO nosso objetivo principal foi o de construir e avaliar um programa de intervenção que contribuísse para a evolução da aprendizagem da leitura e da escrita de um aluno com Trissomia 21, com 7 anos de idade a frequentar o 1º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, em que avaliámos os conhecimentos da criança antes da intervenção, delineámos e implementámos um programa com 14 sessões na área da leitura e da escrita, tendo em conta as suas motivações e interesses e avaliámos de novo os seus conhecimentos após a intervenção. Tentámos sempre motivar o aluno, através de materiais construídos semana após semana para o programa de intervenção individualizado, com a leitura de palavras retiradas dos diferentes livros que o aluno foi escolhendo ao longo das sessões. Apresentamos uma descrição exaustiva de todas as sessões do programa. Uma análise qualitativa sobre as diferenças entre a avaliação inicial e final demonstrou a eficácia do programa desenvolvido na evolução das competências de leitura e de escrita do aluno.pt_PT
dc.description.abstractOur goal was to construct and evaluate an intervention program that would contribute to the evolution of the reading and writing acquisition of a student with Trisomy 21, with 7 years of age attending the first year of schooling. This is a case study, in which we evaluated the child's knowledge before the intervention, outlined and implemented a program with 14 sessions in the area of reading and writing, taking into account his motivations and interests and evaluated again his knowledge after the intervention. We always tried to motivate him through materials built week after week for the individualized intervention program, with the reading of words taken from the different books that the student choose during the sessions. We present a comprehensive description of all the sessions of the program. A qualitative analysis on the differences between the initial and the final evaluation demonstrated the effectiveness of the program in the evolution of the student's reading and writing skills.pt_PT
dc.identifier.tid201764822pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6501
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectLeitura e escritapt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectestudo de casopt_PT
dc.subjectTrisomy 21pt_PT
dc.subjectReading and writingpt_PT
dc.subjectIntervention programpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titlePrograma de intervenção na área da leitura e da escrita com uma criança com trissomia 21pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20968.pdf
Size:
27.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: