Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa de intervenção na área da leitura e da escrita com uma criança com trissomia 21

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20968.pdf27.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O nosso objetivo principal foi o de construir e avaliar um programa de intervenção que contribuísse para a evolução da aprendizagem da leitura e da escrita de um aluno com Trissomia 21, com 7 anos de idade a frequentar o 1º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, em que avaliámos os conhecimentos da criança antes da intervenção, delineámos e implementámos um programa com 14 sessões na área da leitura e da escrita, tendo em conta as suas motivações e interesses e avaliámos de novo os seus conhecimentos após a intervenção. Tentámos sempre motivar o aluno, através de materiais construídos semana após semana para o programa de intervenção individualizado, com a leitura de palavras retiradas dos diferentes livros que o aluno foi escolhendo ao longo das sessões. Apresentamos uma descrição exaustiva de todas as sessões do programa. Uma análise qualitativa sobre as diferenças entre a avaliação inicial e final demonstrou a eficácia do programa desenvolvido na evolução das competências de leitura e de escrita do aluno.
Our goal was to construct and evaluate an intervention program that would contribute to the evolution of the reading and writing acquisition of a student with Trisomy 21, with 7 years of age attending the first year of schooling. This is a case study, in which we evaluated the child's knowledge before the intervention, outlined and implemented a program with 14 sessions in the area of reading and writing, taking into account his motivations and interests and evaluated again his knowledge after the intervention. We always tried to motivate him through materials built week after week for the individualized intervention program, with the reading of words taken from the different books that the student choose during the sessions. We present a comprehensive description of all the sessions of the program. A qualitative analysis on the differences between the initial and the final evaluation demonstrated the effectiveness of the program in the evolution of the student's reading and writing skills.

Description

Dissertação de Mestrado para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional

Keywords

Trissomia 21 Leitura e escrita Programa de intervenção estudo de caso Trisomy 21 Reading and writing Intervention program Case study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue