Repository logo
 
Publication

Explorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escrita

dc.contributor.authorAmante, Lúcia da Graça
dc.date.accessioned2017-12-12T14:37:48Z
dc.date.available2017-12-12T14:37:48Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractO presente artigo insere-se no âmbito de uma investigação levada a efeito num Jardim de Infância em que desenvolvemos e acompanhámos um projecto de integração das novas tecnologias no contexto das suas salas de actividades. Ainda que a investigação realizada tivesse procurado, na sua globalidade, contemplar as diversas vertentes de todo o processo, neste artigo procurámos analisar um dos tipos de actividades específicas desenvolvidas com recurso ao computador: a actividade de escrita. Procurámos, no âmbito da abordagem qualitativa que adoptámos, considerar as suas características, a forma como esta actividade é encarada pelas crianças, como se integra e como se foi desenvolvendo no contexto de trabalho das salas de actividades, nomeadamente ao nível das interacções que suscitava, entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os computadores.pt_PT
dc.description.abstractThis paper emerges from a larger research project on the Integration of New Technologies of Information in a Pre-School context. Although the original research covers various dimensions of this process we will analyse here only the questions pertaining to the domain of the activities with and about written language. We try, from the point of view of the qualitative research framework that we have adopted, to consider its characteristics, the way those activities were faced by children and how they were integrated and developed in the context of the work in the class, namely the interactions they have generated between peers, adults and children and children and computers.pt_PT
dc.description.sponsorshipFinanciado pelo Instituto de Inovação Educacional no âmbito da 12.ª edição do concurso “Inovar, Educando / Educar, Inovando”, inserido no Sistema de Incentivos à Qualidade da Educação (SIQE)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(1), 139-154.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5959
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectNovas tecnologias na educaçãopt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectEmergent literacypt_PT
dc.subjectNew technologies in educationpt_PT
dc.titleExplorando as novas tecnologias em contexto de educação pré-escolar: A actividade de escritapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage154pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage139pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2004_22(1)_139.pdf
Size:
88.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: