Publication
Abordagens à aprendizagem num contexto de ensino superior profissional: Distância e presencial
dc.contributor.advisor | Ramalho, Glória | por |
dc.contributor.author | Bento, Maria Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2011-01-19T16:52:18Z | |
dc.date.available | 2011-01-19T16:52:18Z | |
dc.date.issued | 1999 | |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se no âmbito de uma tentativa de procura de qualidade no Ensino Superior, adoptando a perspectiva das abordagens dos alunos à aprendizagem como instrumento conceptual para a compreensão de motivações e comportamentos de estudo e de aprendizagem. Nesta perspectiva são distinguidas três formas básicas de abordar a aprendizagem: superficial (reprodução de conhecimento, com incidência em estratégias de memorização); profunda (procura do significado e transformação do conhecimento, através do relacionamento de ideias e pensamento crítico); estratégica (foco nos critérios e características do sistema de avaliação). O projecto de investigação concretiza-se num contexto específico de Ensino Superior, orientado para o sector profissional bancário e pretende, como finalidade, a identificação de possíveis pistas de intervenção susceptíveis de melhorar a experiência académica dos alunos. O seu objectivo global traduz-se na caracterização e diferenciação dos alunos de dois Cursos que, partilhando um mesmo contexto institucional, adoptam sistemas específicos de ensino distintos, a distância e presencial. Neste estudo a experiência académica é observada em função das abordagens à aprendizagem, complementando com uma análise das concepções de aprendizagem dos alunos, resultados académicos obtidos e, ainda, atribuição causal para o sucesso. Pretende-se também analisar, transversalmente, as mudanças susceptíveis de ocorrer ao longo do tempo, consoante o ano escolar em que o aluno se encontre, sendo ainda exploradas as interacções com outras variáveis de cariz mais demográfico (sexo, idade, actividade profissional, experiência académica anterior). A metodologia adoptada baseia-se na aplicação do Inventário de Abordagens à Aprendizagem desenvolvido por Noel Entwistle (ASI'- Approaches to Studying Inventory) a uma amostra de 228 alunos dos dois Cursos do Instituto Superior de Gestão Bancária. Os resultados, embora não sustentando totalmente a operacionalização das abordagens à aprendizagem presente no ASI, reforçam a superioridade de concepções mais profundas de aprendizagem, quer em termos de desempenho académico, quer nos recursos motivacionais e estratégicos mobilizados. Surge, como característica susceptível de ser atribuível à particularidade do ensino a distância e/ou da situação profissional, um critério de sucesso mais parcimonioso, acompanhado da adopção de estratégias de estudo mais pragmáticas | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/356 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Hight education | por |
dc.subject | Learning styles | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.subject | Students | por |
dc.subject | Motivation | por |
dc.subject | Attitudes | por |
dc.title | Abordagens à aprendizagem num contexto de ensino superior profissional: Distância e presencial | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |