Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Interacções sociais entre crianças com deficiência mental – Benefícios cognitivos e aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2004_22(1)_225.pdf43.04 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades – grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.
This paper is based on a study of the role of social interactions between mentally disabled children, with light or moderate mental disabilities. The aim of this study was to understand the dynamics that characterise the interaction between these children and in order to do so the children were asked to solve two problems individually (control group) or in pairs (experimental group). The analysis of the results shows that, in both tasks, the children who worked in interaction (experimental group) presented more cognitive benefits and higher learning in the post-test situation than those who worked individually.

Description

Keywords

Interacções sociais Síndroma de Down Benefícios do trabalho de grupo Social interactions Down Syndrome Benefits of group work

Citation

Análise Psicológica, 22(1), 225-233.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada