Publication
A perspectiva do adolescente sobre o (in)sucesso escolar: Atribuições causais, eficácia académica e estratégias de auto-justificação para o insucesso
| dc.contributor.author | Fernandes, Diana | |
| dc.contributor.author | Paixão, Maria Paula | |
| dc.date.accessioned | 2017-03-25T13:46:13Z | |
| dc.date.available | 2017-03-25T13:46:13Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | Tendo em consideração a perspectiva sócio-cognitiva que efectua a explicação do comportamento a partir das cognições do sujeito, especificamente as atribuições e crenças relativamente ao mesmo, as atribuições causais remetem, no contexto académico, para um processo de procura causal, através do qual os estudantes pretendem atribuir significado às suas vivências escolares com o intuito de, não somente explicitar, como compreender os seus resultados. Similarmente, os padrões adaptativos de aprendizagem tornam-se relevantes, sendo fundamentalmente estabelecidos pela orientação de objectivos dos alunos e pelas crenças, percepções escolares e estratégias, onde se inserem, quer as crenças de auto-eficácia, quer as estratégias de auto-justificação para o insucesso. Assim, com o objectivo de analisarmos o padrão de relações entre os conceitos anteriormente mencionados, recorremos ao Questionário de Atribuições e Dimensões Causais, ao Questionário de Atribuições dos Resultados Escolares e à Escala dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem – Versão Portuguesa da PALS, concluindo que existem relações estatisticamente significativas entre as variáveis em análise, sendo esta a questão e o objectivo principal a que este trabalho pretendeu responder e alcançar. Neste sentido, verificámos que quanto maior a eficácia académica e a controlabilidade que os alunos conferem às atribuições, menor o recurso às estratégias de auto-justificação para o insucesso, sendo que os estudantes que tendem a fazer atribuições internas relativamente aos resultados apresentam, igualmente, atribuições menos estáveis. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5359 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Inexistente | pt_PT |
| dc.title | A perspectiva do adolescente sobre o (in)sucesso escolar: Atribuições causais, eficácia académica e estratégias de auto-justificação para o insucesso | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 325 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 311 | pt_PT |
| oaire.citation.title | 12º Colóquio de Psicologia e Educação | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
