Repository logo
 
Publication

A perspectiva do adolescente sobre o (in)sucesso escolar: Atribuições causais, eficácia académica e estratégias de auto-justificação para o insucesso

dc.contributor.authorFernandes, Diana
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula
dc.date.accessioned2017-03-25T13:46:13Z
dc.date.available2017-03-25T13:46:13Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractTendo em consideração a perspectiva sócio-cognitiva que efectua a explicação do comportamento a partir das cognições do sujeito, especificamente as atribuições e crenças relativamente ao mesmo, as atribuições causais remetem, no contexto académico, para um processo de procura causal, através do qual os estudantes pretendem atribuir significado às suas vivências escolares com o intuito de, não somente explicitar, como compreender os seus resultados. Similarmente, os padrões adaptativos de aprendizagem tornam-se relevantes, sendo fundamentalmente estabelecidos pela orientação de objectivos dos alunos e pelas crenças, percepções escolares e estratégias, onde se inserem, quer as crenças de auto-eficácia, quer as estratégias de auto-justificação para o insucesso. Assim, com o objectivo de analisarmos o padrão de relações entre os conceitos anteriormente mencionados, recorremos ao Questionário de Atribuições e Dimensões Causais, ao Questionário de Atribuições dos Resultados Escolares e à Escala dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem – Versão Portuguesa da PALS, concluindo que existem relações estatisticamente significativas entre as variáveis em análise, sendo esta a questão e o objectivo principal a que este trabalho pretendeu responder e alcançar. Neste sentido, verificámos que quanto maior a eficácia académica e a controlabilidade que os alunos conferem às atribuições, menor o recurso às estratégias de auto-justificação para o insucesso, sendo que os estudantes que tendem a fazer atribuições internas relativamente aos resultados apresentam, igualmente, atribuições menos estáveis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5359
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInexistentept_PT
dc.titleA perspectiva do adolescente sobre o (in)sucesso escolar: Atribuições causais, eficácia académica e estratégias de auto-justificação para o insucessopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage325pt_PT
oaire.citation.startPage311pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_311-325.pdf
Size:
259.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: