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Parentalidade digital: Mediação parental e uso da internet em pais, crianças e adolescentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.advisorTrigo, Miguel
dc.contributor.authorRamos, Rita Isabel Magalhães
dc.date.accessioned2025-02-17T16:33:50Z
dc.date.available2025-02-17T16:33:50Z
dc.date.issued2024-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
dc.description.abstractEnquadramento. Atualmente, estima-se que 67% da população mundial utiliza a internet, e a população infanto-juvenil regista as maiores taxas de utilização. Os estudos demonstram que o ambiente familiar, os estilos de mediação parental e os próprios hábitos de utilização da internet são factores importantes para a dependência da internet. Objectivo. Avaliar o uso da internet nos Pais, as suas percepções sobre o uso da internet nos filhos e os estilos de mediação parental, com o objectivo de compreender como é que estas variáveis se relacionam. Método. Aplicou-se um protocolo de investigação online, a uma amostra de 109 Pais (88 mães e 21 pais; idade média M = 47.27, DP = 5.63), com crianças entre os 12 e 18 anos (M = 14.39; DP = 1.94), sendo 51 rapazes e 58 raparigas. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, a um questionário sobre hábitos de utilização da internet, ao Internet Addiction Teste, ao Parent Child Internet Addiction Test, e a uma escala sobre mediação parental. Resultados. Os dados descritivos permitem verificar a intensa presença da internet na vida quotidiana de adultos, jovens e crianças. Os tipos de mediação parental mais reportados foram do tipo capacitante, com especial incidência na segurança online. A frequência de uso da internet, tanto dos Pais como dos filhos, bem como a mediação parental, não predizem significativamente a dependência à internet (DI) nos filhos. A DI dos Pais é o único preditor significativo da DI nos filhos. Conclusões. Estes resultados sugerem a importância dos Pais se constituírem como modelos positivos no desenvolvimento de práticas digitais construtivas e equilibradas. A intervenção na DI nas crianças e jovens deve acontecer num contexto sistémico e envolver os Pais.por
dc.description.abstractABSTRACT: Background. It is currently estimated that 67% of the world's population uses the internet, and children and young people have the highest usage rates. Studies show that the family environment, parental mediation styles and internet usage habits are important factors in internet addiction. Objective. To assess parents' internet use, their perceptions of their children's internet use and parental mediation styles, with the aim of understanding how these variables are related. Method. An online research protocol was applied to a sample of 109 parents (88 mothers and 21 fathers; mean age M = 47.27, SD = 5.63), with children aged between 12 and 18 years (M = 14.39; SD = 1.94), 51 boys and 58 girls. Participants completed a sociodemographic questionnaire, a questionnaire on internet usage habits, the Internet Addiction Test, the Parent Child Internet Addiction Test, and a scale on parental mediation. Results. The descriptive data allows us to verify the intense presence of the internet in the daily lives of adults, young people and children. The most reported types of parental mediation were enabling strategies, with a special focus on online safety. The frequency of internet use, both by parents and children, as well as parental mediation, do not significantly predict internet addiction (ID) in children. Parental ID is the only significant predictor of ID in children. Conclusions. These results suggest the importance of parents acting as positive role models in the development of constructive and balanced digital practices. Intervention in ID in children and young people should take place in a systemic context and involve parents.eng
dc.identifier.citationRamos, R. I. M. (2024). Parentalidade digital: Mediação parental e uso da internet em pais, crianças e adolescentes. [Dissertação de mestrado], Ispa - Instituto Universitário.
dc.identifier.tid203805739
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13406
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectParentalidade digital
dc.subjectdependência à internet
dc.subjectmediação parental
dc.subjectuso da internet
dc.subjectDigital parenting
dc.subjectInternet addiction
dc.subjectParental mediation
dc.subjectInternet use
dc.titleParentalidade digital: Mediação parental e uso da internet em pais, crianças e adolescentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica

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