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As relações entre as representações de vinculação e o desenvolvimento da empatia em crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Carla
dc.contributor.authorBarreira, Susete da Silva Duarte
dc.date.accessioned2025-01-31T19:37:13Z
dc.date.available2025-01-31T19:37:13Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologiado Desenvolvimento.pt_PT
dc.description.abstractNo mundo em que vivemos, as habilidades sociais e a resposta empática às necessidades dos outros, são cada vez mais importantes para a promoção de uma conduta social positiva, e as relações de vinculação assumem um papel crucial no modo como as crianças criam e fortalecem as representações mentais positivas de si mesmas e dos outros. A teoria da vinculação, fornece uma base teórica para compreender como o histórico de interações sensíveis e responsivas com os cuidadores, impacta sobre a construção de representações mentais positivas pela criança, tanto de si mesma, como alguém confiante e digno de cuidado, quanto dos outros, como pessoas confiáveis e benevolentes, podendo se formar desta forma, uma base segura para o desenvolvimento da empatia. O presente estudo teve como objetivo, analisar a relação entre as representações internas de vinculação e a empatia como um construto multidimensional, na perspetiva dos pais e das crianças. Foram assegurados todos os princípios éticos relativos aos direitos e bem-estar dos participantes. Participaram na investigação 82 crianças entre os 62 e os 79 meses, às quais foram aplicados os seguintes instrumentos: Attachment Story Completion Task – ASCT, Kids Empathic Development Scale -KEDS, Empathy Questionnaire - EmQue e WPPSI-R. Os resultados indicaram uma correlação significativa entre as representações de vinculação e a dimensão comportamental da empatia, o que sugere que a qualidade das representações de vinculação, pode ter influência sobre a forma como as crianças expressam empatia através do comportamento. No entanto, não foi encontrada qualquer correlação entre as outras dimensões da empatia e as representações internas de vinculação, o que sugere que a empatia é moldada por diversos fatores internos e externos, além da vinculação, o que pode ter influenciado estes resultadospt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In the world we live in, social skills and empathetic response to the needs of others are increasingly important for promoting positive social conduct, and bonding relationships play a crucial role in the way children create and strengthen their relationships. positive mental representations of themselves and others. Attachment theory provides a theoretical basis for understanding how a history of sensitive and responsive interactions with caregivers impacts the child's construction of positive mental representations, both of themselves, as someone confident and worthy of care, and of others. , as trustworthy and benevolent people, being able to form in this way, a safe basis for the development of empathy. The present study aimed to analyze the relationship between internal representations of attachment and empathy as a multidimensional construct, from the perspective of parents and children. All ethical principles relating to the rights and well-being of participants were ensured. 82 children, between 62 and 79 months old, participated in the research, to whom the following instruments were applied: Attachment Story Completion Task – ASCT, Kids Empathic Development Scale -KEDS, Empathy Questionnaire - EmQue and WPPSI-R. The results indicated a significant correlation between attachment representations and the behavioral dimension of empathy, which suggests that the quality of attachment representations may have an influence on the way children express empathy through behavior. However, no correlation was found between the other dimensions of empathy and internal representations of attachment, which suggests that empathy is shaped by several internal and external factors, in addition to attachment, which may have influenced these results. Keywords: Children, Attachment Representations, Empathy, Multipt_PT
dc.identifier.tid203800397pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10332
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectRepresentações de vinculaçãopt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectMultidimensionalpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectAttachment representationspt_PT
dc.subjectEmpathypt_PT
dc.subjectMultidimensionalpt_PT
dc.titleAs relações entre as representações de vinculação e o desenvolvimento da empatia em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimentopt_PT

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