Repository logo
 
Publication

Qualidade da vinculação e qualidade da amizade em pré-adolescentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorMarta Correia Da Fonseca , Afonso
dc.date.accessioned2016-03-16T15:23:11Z
dc.date.available2016-03-16T15:23:11Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar a influência das relações que os adolescentes estabelecem com os seus melhores amigos e com os seus pais no decurso do seu desenvolvimento, esperando que quanto melhor a qualidade de vinculação do jovem aos pais, mais qualidade terá a amizade entre o jovem e os seus pares. Por outro lado, procurou-se observar se o meio social onde o adolescente se desenvolve é preponderante no desenvolvimento dessas mesmas relações, ou seja se existiria diferenças significativas entre jovens provenientes de meios sociais antagónicos. Para que esse objectivo fosse atingido recorreu-se a duas escolas com características divergentes. Neste estudo participaram 162 alunos do 7º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos de idade. Os dados foram obtidos em duas escolas, 108 crianças do ensino público e 54 crianças do ensino privado. Foi pedido o preenchimento da Escala da Segurança (KKS; Kerns, Klepac & Cole, 1996) e do Questionário da Qualidade da Amizade (FQQ; Parker & Asher, 1989). Os resultados obtidos indicam que existem diferenças significativas entre rapazes e raparigas ao nível da qualidade da amizade. A escola privada registou melhor qualidade da amizade do que a escola pública. No entanto não houve diferenças entre os géneros e as duas escolas na qualidade da vinculação. Verificou-se ainda existir relação entre a qualidade da vinculação e a qualidade da amizade para a totalidade da amostra. Na análise específica das duas escolas, verifica-se que na escola privada existe essa mesma relação ao contrário do que se verificou na escola pública.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of the current assignment is the study of the influence of the relationships that teenagers develop with their best friends and parents throughout their upbringing, hoping that the higher quality of attachment of the teenagers to their progenitors, better is the quality of the friendships between the teenagers and their peers. Furthermore, the teenagers’ social environment is also analysed in order to understand its influence in the development of those relationships and whether if antagonic social backgrounds have a significant correlation impact. To attain this goal, two schools with different features were chosen to be part of this study. The study enrolled 162 students of the 7th grade with ages between 12-15 years old. The data was obtained in two schools, 108 students of a public schools and 54 students of a private school. Security Scale (KKS; Kerns, Klepac & Cole, 1996) and Friendship Quality Audit (FQQ; Parker & Asher, 1989) were requested to be filled out. The results obtained indicate that in reference to friendship quality, there are significant differences between boys and girls. The private school registered a better quality of friendship than the public school. Nevertheless, in what concerns the quality of linkage to their progenitors, there were no differences between gender or the two schools. There was found a correlation between the quality of attachment and the quality of friendship for the whole sample. In the specific analysis of both schools, it appears that in the private school there is the same relationship as opposed to what was verified in the public school.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4426
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectAmizadept_PT
dc.subjectGrupo de parespt_PT
dc.subjectMeio socialpt_PT
dc.subjectAttachmentpt_PT
dc.subjectFriendshippt_PT
dc.subjectPeer groupspt_PT
dc.subjectSocial environmentpt_PT
dc.titleQualidade da vinculação e qualidade da amizade em pré-adolescentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13095.pdf
Size:
274.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: