Repository logo
 
Publication

Sucesso e desenvolvimento psicológico no ensino superior: Estratégias de intervenção

dc.contributor.authorPereira, Anabela
dc.contributor.authorMotta, Elisa Decq
dc.contributor.authorVaz, António Luzio
dc.contributor.authorPinto, Carolina
dc.contributor.authorBernardino, Olga
dc.contributor.authorMelo, Ana Carvalhal de
dc.contributor.authorFerreira, Joana
dc.contributor.authorRodrigues, Maria João
dc.contributor.authorMedeiros, Augusto
dc.contributor.authorLopes, Pedro Nuno
dc.date.accessioned2017-12-20T11:41:35Z
dc.date.available2017-12-20T11:41:35Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractO insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, school failure comes up as one of the biggest concerns regarding all discussions over higher education, which has lead to the development of new school-failure preventive intervention strategies. The present study aims to present an interdisciplinary intervention program at the level of academic success promotion, including psychological support, social support and promotion of healthy lifestyles, which was put to practice through GAP-SASUC’s model. Regarding the four intervention areas under this model (psychology consultation; peer support; social work; research), the results concerning the identification of higher education students’ needs and problems, the intervention strategies used and their assessment are presented. The results, either in reference to the raise on participation, or regarding the positive assessment obtained from the students involved, corroborate the utility brought by this interactive model to the psychological development of higher education students. Furthermore, some implications decurrent from the development and use of this model, with incidence for higher education students’ well-being and success promotion, are mentionedpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 24(2), 51-59.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6008
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAconselhamento psicológicopt_PT
dc.subjectNecessidades dos estudantespt_PT
dc.subjectApoio entre parespt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectPsychological counsellingpt_PT
dc.subjectStudents’ needspt_PT
dc.subjectPeer support/counsellingpt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectWellnesspt_PT
dc.titleSucesso e desenvolvimento psicológico no ensino superior: Estratégias de intervençãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.issue24pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2006_24(1)_51.pdf
Size:
263.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: