Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.32 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo investiga a relação entre o bem-estar dos adolescentes em contexto escolar e a satisfação com a vida (SV). Alunos do 3o ciclo do ensino básico, do 7º ao 9o ano de escolaridade (N=413) preencheram a Escala Abreviada de Satisfação com a Vida para Estudantes (EASVE) de Marques e Ribeiro (2006), para a avaliação da SV e o Perfil de Bem-Estar Escolar (PBEE) como medida de avaliação do bem-estar escolar (BEE), traduzido e adaptado para esta investigação, a partir do School Well Being Profile (Konu & Lintonen, 2005; Lintonen & Konu, 2006) instrumento construído com base no modelo de Bem-Estar Escolar (BEE) (Konu, Alanen, Lintonen & Rimpelã, 2002; Konu & Rimpelã, 2002;).
Dos resultados encontrados, verifica-se uma correlação, apesar de fraca magnitude, entre a SV e o BEE, particularmente com a percepção de saúde e de competências académicas e o suporte parental na educação.
Constatam-se também associações entre algumas variáveis sócio demográficas e a SV, nomeadamente, com a estrutura familiar, o ano de escolaridade e alguns indicadores de sucesso escolar. Tal como entre BEE e/ou algumas das suas dimensões e o género, a idade, a estrutura familiar, o ano de escolaridade e alguns indicadores de sucesso escolar.
São discutidas as implicações para a investigação e prática, como a importância da qualidade da educação para o bem-estar e SV dos adolescentes, assim como apontadas algumas limitações do estudo e sugestões para futuras investigações.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia da Saúde
Keywords
Adolescência Psicologia da saúde Instrumentos Bem-estar Escola Satisfação com a vida Adolescence Health psychology Instruments Well-being School Life satisfaction
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada