Repository logo
 
Publication

A influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescência

dc.contributor.advisorSantos, António José Freitas dos
dc.contributor.authorMarques, Margarida Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-28T14:39:43Z
dc.date.available2023-12-28T14:39:43Z
dc.date.issued2023-11-15
dc.date.submitted2023-12-28
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo compreender como o autoconceito e a regulação emocional influenciam a memória autobiográfica dos indivíduos. A memória autobiográfica é uma capacidade cognitiva que permite ao individuo lembrar-se dos eventos que experienciou. Para que a memória se desenvolva é necessário o desenvolvimento da noção de self. A memória é ainda influenciada pelas estratégias de regulação emocional utilizadas pelo indivíduo. Assim, foi aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes, o Questionário de Regulação Emocional – Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) e o Teste da Memória Autobiográfica (AMT) a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, de um centro de estudos de Sintra. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, indivíduos com autoconceitos mais elevados e com maiores níveis de supressão emocional apresentam valores mais baixos de memória autobiográfica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to understand how self-concept and emotional regulation influence individuals' autobiographical memory. Autobiographical memory is a cognitive capacity that allows individuals to remember the events they have experienced. For memory to develop, it is necessary to develop a sense of self. Memory is also influenced by the emotional regulation strategies used by the individual. Therefore, the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Adolescents, the Emotion Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA) and the Autobiographic Memory Test (AMT) were applied to adolescents aged between 13 and 18, from a study center in Sintra. The results showed that, in general, individuals with higher self-concepts and higher levels of emotional suppression had lower autobiographical memory scores.pt_PT
dc.identifier.tid203438566pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9362
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectRegulação Emocionalpt_PT
dc.subjectMemória Autobiográficapt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectEmotional Regulationpt_PT
dc.subjectAutobiographical Memorypt_PT
dc.titleA influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26611_Margarida_Marques_Dissertação.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: