Publication
A influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescência
dc.contributor.advisor | Santos, António José Freitas dos | |
dc.contributor.author | Marques, Margarida Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T14:39:43Z | |
dc.date.available | 2023-12-28T14:39:43Z | |
dc.date.issued | 2023-11-15 | |
dc.date.submitted | 2023-12-28 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António José dos Santos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo compreender como o autoconceito e a regulação emocional influenciam a memória autobiográfica dos indivíduos. A memória autobiográfica é uma capacidade cognitiva que permite ao individuo lembrar-se dos eventos que experienciou. Para que a memória se desenvolva é necessário o desenvolvimento da noção de self. A memória é ainda influenciada pelas estratégias de regulação emocional utilizadas pelo indivíduo. Assim, foi aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes, o Questionário de Regulação Emocional – Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) e o Teste da Memória Autobiográfica (AMT) a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, de um centro de estudos de Sintra. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, indivíduos com autoconceitos mais elevados e com maiores níveis de supressão emocional apresentam valores mais baixos de memória autobiográfica. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aims to understand how self-concept and emotional regulation influence individuals' autobiographical memory. Autobiographical memory is a cognitive capacity that allows individuals to remember the events they have experienced. For memory to develop, it is necessary to develop a sense of self. Memory is also influenced by the emotional regulation strategies used by the individual. Therefore, the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Adolescents, the Emotion Regulation Questionnaire – Children and Adolescents (ERQ-CA) and the Autobiographic Memory Test (AMT) were applied to adolescents aged between 13 and 18, from a study center in Sintra. The results showed that, in general, individuals with higher self-concepts and higher levels of emotional suppression had lower autobiographical memory scores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203438566 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9362 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Regulação Emocional | pt_PT |
dc.subject | Memória Autobiográfica | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.subject | Emotional Regulation | pt_PT |
dc.subject | Autobiographical Memory | pt_PT |
dc.title | A influência da regulação emocional na relação entre o autoconceito e a memória autobiográfica na adolescência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |