Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
16.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A emergência e desenvolvimento de sofisticadas redes de informação e
comunicações electrónicas nas últimas décadas possibilitaram o desenho e a
implementação de novas práticas pedagógicas que transformaram, e continuam a
transformar, significativamente, o ensino e a aprendizagem de uma forma global.
O crescente potencial destas novas infra-estruturas tecnológicas em rede
permitiu, nomeadamente no ensino aprendizagem a distância, a criação de
contextos que proporcionam novas formas de interacção onde são possíveis a
comunicação entre professor e estudante, estudante com estudante, e estudante
com professor. Ou seja, permitiu a criação de comunidades educativas virtuais
onde professores e estudantes interagem a partir de qualquer lugar e em qualquer
momento.
Apesar desta forma de ensino aprendizagem a distância mediada por
computador ser muito promissora a diversos títulos, não deixa, porém, de levantar
algumas interrogações quanto à sua capacidade e eficácia interactiva.
A interacção online é na sua grande maioria baseada na linguagem escrita,
o que condiciona, ou até elimina, todos os indicadores de linguagem não verbal que
facilitam a comunicação num contexto presencial. A impossibilidade de facilmente
se percepcionar através do texto escrito a linguagem corporal, as variações na
tonalidade da voz, as expressões faciais, e toda uma panóplia de outros
indicadores visuais e sonoros potenciadores de interacção social e de
comunicação, aumenta a dificuldade de interpretação do sentido do que se
pretende comunicar, e pode até tornar ambíguas, ou mesmo incompreensíveis,
muitas das posições e condutas dos elementos de uma comunidade de ensino
aprendizagem em contexto virtual.
XXI
Partindo da definição de Presença Social dada por Garrison, Anderson, e
Archer (2000) “the ability of participants in a community of inquiry to project
themselves socially and emotionally, as ‘real’ people (i.e., their full personality),
through the medium of communication being used” (p. 94), recolhemos,
observámos e analisámos, durante dois quadrimestres, o conteúdo de todas as
mensagens escritas, produzidas por professores e alunos, de um curso de
mestrado online, de uma universidade pública portuguesa, de forma a compreender
as manifestações da presença social em três contextos diferentes – informal,
formal, e híbrido.
Quisemos ver, de um modo geral, como se manifesta a presença social e de
que forma a coesão, a compreensão, e a proficiência educativa da comunidade de
ensino aprendizagem, objecto do presente estudo, pode fornecer pistas para que se
melhore o desenho de cursos em ambientes online. Quisemos também saber, de
uma forma particular, se a presença social está mais presente nos espaços de
comunicação informal. Dos resultados que obtivemos podemos dizer que a
presença social se manifesta em todos os conteúdos, variando no espaço e no
tempo, e que a coesão do grupo demora tempo a revelar-se. Constatámos também
que o café é, sem dúvida, o espaço privilegiado para a manifestação da presença
social, principalmente na forma de emoções e afectividade. Estamos convictos de
que conseguimos desbravar determinados caminhos que podem vir a melhorar o
desempenho de uma comunidade virtual de aprendizagem. Para todos os efeitos:
tomar um café online é um comportamento desejável em comunidades de
aprendizagem virtual.
ABSTRACT The emergence and development of sophisticated nets of information and
electronic communications in the last few decades made possible the drawing and
the implementation of new pedagogical practices that transformed, and continue to
transform, significantly, the education and the learning on a global form.
The potential increasing of these new technological infrastructures in net
allowed, especially in teaching of learning at distance, the creation of contexts that
provide new forms of interaction where it is possible the communication between
professor and student, student with student, and student with professor. That is, it
allowed the creation of virtual educative communities where professors and students
interact from any place and at any moment.
Although this form in teaching of learning at distance mediated by computer
is very promising at diverse headings, it does not leave, however, to raise some
interrogations about its capacity and interactive effectiveness.
The interaction online it is in its great majority based on the written language,
what conditions, or even eliminates, all the pointers of non verbal language that
facilitate the communication in an context done in the presence of somebody. The
impossibility of easily understanding through the written text the corporal language,
the variations in the tonality of the voice, in the face expressions, and all a panoply
of other visual pointers and sonorous potential of social interaction and
XXIII
communication, increases the difficulty of interpretation of the direction of what it is
intended to communicate, and can even become ambiguous, or still
incomprehensible, many of the positions and behaviors of the elements of an
education community learning in virtual context.
Leaving from the definition of Social Presence given by Garrison, Anderson,
and Archer (2000) “the ability of participants in community of inquiry you project
themselves socially and emotionally, `real' people (i.e., to their full personality),
through the medium of communication being used” (P. 94), we collect, we observed
and we analyzed, during eight months, the content of all the written messages,
produced by professors and pupils, of an online master course, of a Portuguese
public university, in a way to understand the manifestations of the social presence in
three different contexts - informal, formal, and hybrid.
We wanted to see, in a general way, as the social presence it manifests and
in what form the cohesion, the understanding, and the educative skill of the
education community learning, object of the present study, can supply tracks so that
if it improves the drawing of courses in online environments. We also wanted to
know, in a particular form, if the social existence is more present in the spaces of
informal communication. Of the results that we got we can say that the social
existence it manifest in all the contents, varying in the space and the time, and that
the cohesion of the group delays time to reveal itself. We also evidenced that the
coffee shop is, without a doubt, the privileged space for the manifestation of the
social presence, mainly in the form of emotions and affectivity. We are convicts of
that we can tame definitive ways that can come to improve the performance of a
virtual community of learning. For all the effect: to take a coffee online it is a
desirable behavior in communities of virtual learning.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Aprendizagem Internet Ensino Redes sociais Presença social Educational psychology Learning Internet Reading Social networks Social preference
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada