Publication
Teoria da mente e linguagem metacognitiva em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fidalgo, Zilda | |
dc.contributor.author | Minas, Mafalda Guerra Da Gama | |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T17:26:50Z | |
dc.date.available | 2016-09-30T17:26:50Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objectivo analisar se existem diferenças significativas no desempenho das crianças nas tarefas de resolução e explicação das falsas crenças e na compreensão de verbos metacognitivos entre os 3 e os 5 anos de idade, e simultaneamente perceber qual a relação entre as variáveis citadas anteriormente. Neste estudo participaram um total de 26 crianças, que frequentavam um jardimde- infância na Parede. As crianças têm idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, sendo 12 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Para a realização do presente estudo foram aplicados três instrumentos, as Provas de Linguagem (nomeadamente o sub-teste da nomeação) de Inês Sim-Sim (2004), a Bateria de Predição das Falsas Crenças (Winner & Perner, 1983, cit. por Astington & Peskin, 2004), a Bateria Explicativa das Falsas Crenças (Astington & Peskin, 2004), e o teste da Compreensão de Verbos Metacognitivos (Astington & Peskin, 2004). Através da análise dos resultados verificaram-se diferenças significativas entre todas as variáveis (linguagem, resolução das falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão dos verbos metacognitivos) nos três grupos etários, assim como também se verificaram correlações significativas entre todas as variáveis na amostra total. O presente estudo revela que a linguagem se relaciona com o desenvolvimento da teoria da mente, no entanto não é demonstrada a natureza da direcção desta relação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/4941 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Teoria da mente | pt_PT |
dc.subject | Falsas crenças | pt_PT |
dc.title | Teoria da mente e linguagem metacognitiva em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |