Repository logo
 
Publication

O Impacto da escolaridade na performance no Teste de Nomeação de Objetos de Viena - WOBT

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Carolina Guedelha
dc.date.accessioned2022-01-21T11:50:54Z
dc.date.available2022-01-21T11:50:54Z
dc.date.issued2021-10-29
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractIntrodução: a linguagem é um fator crucial no desenvolvimento e aprendizagem, pois o seu domínio apresenta-se como um dos fatores essenciais para a sobrevivência na atualidade e compromete a plena integração na vida social. Objetivo: Este estudo pretende investigar se a escolaridade influencia a performance nas variáveis do Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Resultados: Os resultados evidenciaram que adultos mais escolarizados têm uma performance melhor do que adultos menos escolarizados no Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Conclusões: o presente estudo confirmou a influência da escolaridade na performance em tarefas de avaliação da nomeação de objetos.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: language is a crucial factor during development and in learning, as an essential factor that enables a full integration in social life. Objective: This study will investigate whether education influences the performance in the Vienna Object Naming Test. Results: The results showed that higher educated adults performed better than less educated adults in the Vienna Object Naming Test. Conclusions: the present study confirmed the role of education in the performance of naming tests.pt_PT
dc.description.sponsorshipO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto "Norming and Validation of the computerized neuropsychological test-set CFD (Cognitive Functions Dementia) and norming of the FTD SC (Fit to Drive Screening) for the Portuguese Population". Este projeto é uma colaboração entre a Fundação Champalimaud e a SCHUHFRIED GmbH (promotor), e o seu investigador principal é Albino Oliveira-Maia, MD, PhD, MPH.pt_PT
dc.identifier.tid202834476pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8445
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectEscolaridadept_PT
dc.subjectNomeaçãopt_PT
dc.subjectSemânticapt_PT
dc.subjectLexicalpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectNamingpt_PT
dc.subjectSemanticspt_PT
dc.subjectLexicalpt_PT
dc.titleO Impacto da escolaridade na performance no Teste de Nomeação de Objetos de Viena - WOBTpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24975.pdf
Size:
578.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format