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- Resiliência, coping e saúde ental durante a pandemia Covid-19 em PortugalPublication . Gago, Miguel Dias Alves SousaProblema - Existe evidência do aumento da prevalência de ansiedade e depressão durante o atual período pandémico. Torna-se importante estudar como esta sintomatologia varia de acordo com a idade, coping, resiliência e género. Objetivos - estudar: (1) a idade como preditora das restantes variáveis em estudo; (2) diferenças entre adultos mais jovens e mais velhos; (3) relação entre utilização estratégias de coping e sintomatologia; (4) associação entre a resiliência e a ansiedade e depressão; (5) as diferenças existentes entre géneros, especialmente na sintomatologia psicopatológica. Método - Estudo transversal, numa amostra de 642 indivíduos com idades entre os 18 e 93 anos. Instrumentos - BRIEF-COPE; Inventário de Sintomas Psicopatológicos 18 (BSI-18); e CD-RISC. Resultados – A variável idade foi preditora e apresentou correlações negativas significativas com as restantes variáveis. Houve diferenças significativas em todas as dimensões entre adultos mais jovens e mais velhos, bem como no género, nas variáveis sintomatologia e resiliência. O coping focado nas emoções estava fortemente correlacionado com a sintomatologia psicopatológica. Conclusão - Vivemos circunstâncias excecionais, de isolamento e incontrolabilidade de contrair um vírus que pode ter consequências graves em todos nós. Numa fase em que desconhecidos, amigos ou familiares se contagiaram, estiveram nos cuidados intensivos ou morreram, torna-se fulcral para além da saúde somática, uma melhor compreensão e intervenção a nível psicológico. Os resultados destacam a importância da idade na compreensão da relação entre as restantes variáveis, o coping focado nas emoções associado à sintomatologia e o sexo feminino e os adultos mais jovens como grupos de risco.
- O Impacto da escolaridade na performance no Teste de Nomeação de Objetos de Viena - WOBTPublication . Caldeira, Ana Carolina Guedelha; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deIntrodução: a linguagem é um fator crucial no desenvolvimento e aprendizagem, pois o seu domínio apresenta-se como um dos fatores essenciais para a sobrevivência na atualidade e compromete a plena integração na vida social. Objetivo: Este estudo pretende investigar se a escolaridade influencia a performance nas variáveis do Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Resultados: Os resultados evidenciaram que adultos mais escolarizados têm uma performance melhor do que adultos menos escolarizados no Teste de Nomeação de Objetos de Viena. Conclusões: o presente estudo confirmou a influência da escolaridade na performance em tarefas de avaliação da nomeação de objetos.