Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

QUALITY OF ATTACHMENT, FRIENDSHIP AND SELF ESTEEM IN PRESCHOOL CHILDREN

Authors

Publications

Direct and indirect relations between parent–child attachments, peer acceptance, and self-esteem for preschool children
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Veríssimo, Manuela; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Santos, António José; Vaughn, Brian E.
The present study aims to test Bowlby's suggestions concerning relations between the child's attachment quality with parents and subsequently constructed models of self-worth during early childhood. In most research on this question, attachment with mothers is considered in relation to self-worth but the child's attachment with fathers is not. Neither has the peer group been studied as an influence on child self-esteem, in the context of attachment research. This study addresses these relatively unstudied influences on child self-esteem. Attachment security to mother and father was measured by the Attachment Behavior Q-Set at two and half years of age. At five years of age social acceptance was measured using two sociometric techniques, and the self-esteem with the California Child Q-Sort. Our analyses indicated that security of the attachment to father and peer acceptance are both unique, significant predictors of the childrens' self-esteem. The security of the attachment to mother was also related to child self-esteem but did not emerge as a uniquely significant predictor. Peer acceptance appeared to moderate of the effect of the security of the attachment to father on the self-esteem of children. Our results extend the relatively sparse literature relating early attachments to self-esteem during early childhood.
Estilos parentais e relações de vinculação
Publication . Cardoso, Jordana Pinto; Veríssimo, Manuela
A qualidade dos cuidados parentais, no contexto das relações precoces, tem sido apontada como fundamental para o desenvolvimento das crianças. No presente artigo abordamos a tipologia dos estilos educativos parentais proposta por Baumrind, e o impacto dos estilos parentais no desenvolvimento infantil. Seguidamente, são explicitados conceitos como o de relação de vinculação, base-segura e sensibilidade parental, com referência também à investigação que se debruça sobre o impacto das relações de vinculação no desenvolvimento. Finalmente, destacam-se os pontos em comum entre estes dois domínios da parentalidade, os estudos encontrados e uma reflexão sobre o futuro da investigação neste campo.
Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças pré-escolares
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela
Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fim do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito.
Le soi et l’estime de soi chez l’enfant: Une revue systématique de la littérature
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Tereno, Susana; Veríssimo, Manuela
Cette étude vise : a) à analyser les différentes méthodes utilisées pour l’étude du Soi et chez les enfants, en ce que concerne sa qualité et son potentiel et b) à synthétiser les résultats déjà obtenus en termes de Soi/d’estime de soi/d’autoconcept, pour les enfants en âge préscolaire. Après avoir établi des critères rigoureux d’inclusion et d’exclusion, 33 articles ont été sélectionnés, dans plusieurs bases de données, nationales et internationales. Les résultats indiquent que le Soi des petits enfants est susceptible d’être mesuré et analysé par des méthodes d’auto-évaluation, et ce, tant d’une manière multidimensionnelle que globale. En ce qui concerne la relation entre le Soi et l’attachement, on a trouvé des résultats qui montrent l’existence d’un lien positif entre les deux concepts. Enfin, bien qu’il soit possible d’analyser le Soi de façon multidimensionnelle ou globale, ces deux méthodes et leurs modèles explicatifs s’avèrent plutôt complémentaires.
Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela
Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fi m do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

PTDC/MHC-PED/3929/2012

ID