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Research Project
QUALITY OF ATTACHMENT, FRIENDSHIP AND SELF ESTEEM IN PRESCHOOL CHILDREN
Funder
Authors
Publications
Direct and indirect relations between parent–child attachments, peer acceptance, and self-esteem for preschool children
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Veríssimo, Manuela; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Santos, António José; Vaughn, Brian E.
The present study aims to test Bowlby's suggestions concerning relations between the child's attachment quality with parents and subsequently constructed models of self-worth during early childhood. In most research on this question, attachment with mothers is considered in relation to self-worth but the child's attachment with fathers is not. Neither has the peer group been studied as an influence on child self-esteem, in the context of attachment research. This study addresses these relatively unstudied influences on child self-esteem. Attachment security to mother and father was measured by the Attachment Behavior Q-Set at two and half years of age. At five years of age social acceptance was measured using two sociometric techniques, and the self-esteem with the California Child Q-Sort. Our analyses indicated that security of the attachment to father and peer acceptance are both unique, significant predictors of the childrens' self-esteem. The security of the attachment to mother was also related to child self-esteem but did not emerge as a uniquely significant predictor. Peer acceptance appeared to moderate of the effect of the security of the attachment to father on the self-esteem of children. Our results extend the relatively sparse literature relating early attachments to self-esteem during early childhood.
Estilos parentais e relações de vinculação
Publication . Cardoso, Jordana Pinto; Veríssimo, Manuela
A qualidade dos cuidados parentais, no contexto das relações precoces, tem sido apontada como
fundamental para o desenvolvimento das crianças. No presente artigo abordamos a tipologia dos estilos
educativos parentais proposta por Baumrind, e o impacto dos estilos parentais no desenvolvimento
infantil. Seguidamente, são explicitados conceitos como o de relação de vinculação, base-segura e
sensibilidade parental, com referência também à investigação que se debruça sobre o impacto das
relações de vinculação no desenvolvimento. Finalmente, destacam-se os pontos em comum entre estes
dois domínios da parentalidade, os estudos encontrados e uma reflexão sobre o futuro da investigação
neste campo.
Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças pré-escolares
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela
Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste
estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do
autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a
idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças
portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial
Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças
apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades
Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fim do
período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento
diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem
existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes.
Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito.
Le soi et l’estime de soi chez l’enfant: Une revue systématique de la littérature
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Tereno, Susana; Veríssimo, Manuela
Cette étude vise : a) à analyser
les différentes méthodes
utilisées pour l’étude du Soi
et chez les enfants, en ce que
concerne sa qualité et son
potentiel et b) à synthétiser
les résultats déjà obtenus
en termes de Soi/d’estime
de soi/d’autoconcept, pour
les enfants en âge préscolaire.
Après avoir établi des
critères rigoureux d’inclusion
et d’exclusion, 33 articles
ont été sélectionnés, dans
plusieurs bases de données,
nationales et internationales.
Les résultats
indiquent que le Soi des
petits enfants est susceptible
d’être mesuré et analysé
par des méthodes
d’auto-évaluation, et ce,
tant d’une manière multidimensionnelle
que globale.
En ce qui concerne la relation
entre le Soi et l’attachement,
on a trouvé des
résultats qui montrent
l’existence d’un lien positif
entre les deux concepts.
Enfin, bien qu’il soit possible
d’analyser le Soi de
façon multidimensionnelle
ou globale, ces deux
méthodes et leurs modèles
explicatifs s’avèrent plutôt
complémentaires.
Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças Pré-Escolares
Publication . Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira; Gatinho, Ana Rita dos Santos; Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela
Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste
estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do
autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a
idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças
portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial
Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças
apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades
Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fi m do
período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento
diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem
existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes.
Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento
do autoconceito
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/MHC-PED/3929/2012