Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Educar hoje: diálogos entre psicologia, educação e currículo
    Publication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, Margarida Alves; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Nos dias 9 e 10 de Julho de 2018 realizou-se em Lisboa, no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”. O evento, organizado pelo Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA – Instituto Universitário (CIE-ISPA), pretendeu criar um espaço de encontro entre os actores do universo da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, promovendo trocas interdisciplinares que promovessem a partilha de conhecimento e a divulgação de praticas em contextos educativos, formais ou informais. Vivem-se tempos caracterizados por rápidas mudanças sociais, culturais e cientificas e pela diversidade das comunid2019-04-08 - ades educativas. Esta nova realidade exige continua reflexão sobre o conhecimento e a intervenção da Psicologia, em particular, no domínio da Educação, pelo que a estruturação de espaços de divulgação e discussão de natureza interdisciplinar são cruciais.
  • O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais
    Publication . Almeida, Marta Mendes de; Gomes, Marta; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
    Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.” ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
  • Classroom talk: The ubiquity of feedback
    Publication . Monteiro, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Santos, Natalie; Sanches, Cristina; Gomes, Marta
    Classroom interactions play an important role in the learning and teaching of mathematics, and feedback emanating from these interactions is a powerful tool for enhancing student learning. These exchanges have been widely studied in higher education, but very few investigations have been carried out at the level of elementary students and teachers. This study aimed to contribute to existing knowledge of feedback, and to formulate guidelines to improve teacher feedback in elementary school. The specific objectives were to analyse the focus of feedback (a) by lesson purpose and type of interaction, (b) by type of question and student's answer, and (c) by gender and student achievement. Participants comprised five teachers and their 82 third-grade students attending an elementary school in Portugal. Mathematics lessons were video-recorded and a categorisation system to assess teacher-student interaction was developed, based on a review of the literature and empirical data. The results showed that most of the teacher–student interactions contained feedback, which was usually focused on a specific task, and less frequently on the ways in which tasks were processed. In terms of lesson purpose, teachers' feedback was evaluative, especially when they had initiated the interaction. Feedback became more effective when the initial move was made by the students. The focus of feedback was not related to the type of question asked, but it was associated with the certitude of the students' answers. We also observed an interaction effect between the focus of feedback, gender and achievement, with high-achievement boys receiving advantages. Our results hold important implications for teachers' classroom practices and professional development.
  • XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação - Atas
    Publication . Martinho, Vera; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Martins, M. A.; Morgado, José Antonio Marques; Silva, José Maria Castro; Silva, Ana Cristina; Gomes, Marta
    Realizou-se no ISPA – Instituto Universitário, o XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, subordinado ao tema geral “Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo”, nos dias 9 e 10 de julho de 2018 realizou-se em Lisboa. A organização do evento esteve a cabo do Departamento de Psicologia da Educação e o Centro de Investigação em Educação do ISPA-Instituto Universitário (CIE-ISPA). Foram objetivos deste Colóquio: a) promover o encontro entre profissionais da Psicologia e da Educação no âmbito da investigação e da intervenção, desde a educação de infância ao ensino superior, b) promover trocas interdisciplinares que levassem à partilha de conhecimento e à divulgação de práticas em contextos educativos, formais ou informais. Este Livro de Atas conta com contribuições de especialistas de várias partes do mundo, e explora uma variedade de temas, nomeadamente: Avaliação em Contexto Educativo, Contextos Educativos e Comportamentos, Contextos sociais e Desenvolvimento, Diversidade e Educação, Educação, Família(s) e Comunidade, Ensinar e Aprender, Interculturalidade e Educação, Literacia e Educação, Motivação e Emoções e Problemáticas do Currículo, que examinam novas sinergias, na procura do alargamento e partilha de conhecimentos e práticas. Com a divulgação deste volume espera-se disponibilizar informação que possa contribuir para um aprofundamento da reflexão das temáticas abordadas, sendo que os conteúdos apresentados são da responsabilidade dos seus autores. Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível a realização deste Colóquio Internacional, em particular aos participantes e oradores convidados. Agradecemos ao ISPA-Instituto Universitário pelo apoio institucional bem como ao CIE-ISPA pelo suporte científico e organizativo. Agradecemos ainda a todos os colaboradores do ISPA, estudantes e professores que nos ajudaram a realizar com sucesso este evento. Com a colaboração deste leque diversificado de pessoas e estruturas, a quem renovamos o agradecimento, foi possível atingir o nosso objetivo também traduzido neste Livro de Atas A Coordenação do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação